“O Preço Por Adotar Uma Mentalidade De Vítima” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin: “O Preço Por Adotar Uma Mentalidade De Vítima

Uma pessoa com mentalidade de vítima tende a se sentir vítima das ações prejudiciais dos outros. Embora algumas pessoas tenham sido de fato vítimas de irregularidades, desenvolver uma mentalidade de vítima significa que elas se fixam em culpar seus infortúnios pelos erros dos outros. O problema de desenvolver tal mentalidade é que se ver como uma vítima perpétua impede a pessoa de se reconstruir e ter sucesso na vida. Para manter a imagem de vítima, as pessoas devem permanecer eternas perdedoras, mas somente elas perderão como resultado.

É muito difícil determinar onde exatamente traçar a linha entre culpar outras pessoas por seus infortúnios e começar a explorar a transgressão que foi feita a uma pessoa para obter benefícios injustificados. De qualquer forma, perpetuar uma autoimagem de vítima impede os esforços de alguém para reconstruir sua vida e realizar seu potencial.

Portanto, para ajudar as vítimas de todos os tipos de má conduta, devemos nos concentrar no positivo e não no negativo. Em vez de reforçar e perpetuar sua imagem de pessoas passivas e fracas cuja vulnerabilidade foi explorada, devemos ensinar às pessoas que foram feridas por malfeitores que elas sempre podem ter sucesso, independentemente das circunstâncias. Devemos capacitar as pessoas e ajudá-las a acreditar em si mesmas.

A mesma abordagem deve ser aplicada às populações que foram vítimas de exploração e abuso. Em vez de ensiná-las a se concentrar nos erros que foram feitos a elas, devemos ajudá-las a ganhar autoconfiança e alcançar o que elas não acreditavam que poderiam. Embora não possamos mudar o passado, podemos escolher o futuro, e esse deve ser o nosso foco.

O ativismo de certos líderes de opinião e outras figuras públicas “a favor” de setores vitimizados da sociedade não passa de manipulação. A realidade prova que esses “campeões dos aflitos” realmente não os ajudam e, no final, as vítimas permanecem de mãos vazias e aleijadas por uma mentalidade de vítima que garante que não terão nada no futuro porque escolheram uma abordagem errada.

Embora certamente existam pessoas que cometeram erros, buscar vingança não ajudará as vítimas. Em vez disso, elas devem se concentrar na construção de uma sociedade justa e coesa para todos.

Se criarmos solidariedade social, resolveremos completamente o problema da exploração e do abuso. Se quisermos igualdade, devemos lutar por oportunidades iguais para ter sucesso, e conseguiremos isso se criarmos uma sociedade cujos membros se sintam conectados uns aos outros, cultivem a solidariedade e tenham orgulho de viver em uma comunidade coesa e solidária.