O Amor Devotado De Uma Flor Por Uma Abelha

962.2O desenvolvimento da inteligência artificial levou a oportunidades interessantes em que um computador pode criar uma imagem no estilo de um artista famoso sobre um tópico definido verbalmente por uma pessoa. O projeto é chamado DALLE-2.

Os resultados são de tão alta qualidade que muitos artistas e designers podem perder seus empregos no futuro. Por outro lado, teremos tempo livre para fazer o trabalho que as máquinas não são capazes de fazer.

A questão é: tal invenção beneficiará ou prejudicará a humanidade? Sempre pensamos que o progresso é para o benefício da humanidade e não somos capazes de avaliar corretamente os danos. Afinal, o verdadeiro mal está em quão longe isso nos distancia de alcançar o objetivo da vida, ou seja, de nos unirmos e nos conectarmos com a força superior.

Mas, de qualquer forma, não podemos parar nosso desenvolvimento e progresso científico e tecnológico. É impossível, porque é assim que a natureza funciona, e não podemos ir contra ela. Mesmo as tentativas de impedir o desenvolvimento de armas nucleares não foram bem-sucedidas. Portanto, é necessário concordar com todas as possibilidades que se abrem e tentar encontrar o uso certo para elas em sua vida.

Uma pessoa se desenvolve e quer se expressar o máximo possível. E a tecnologia é fruto do desenvolvimento humano. Portanto, no final das contas, as máquinas aprenderão a substituir os humanos em tudo: na arte e na criatividade.

Uma pessoa se envolverá na criatividade espiritual, criando obras espirituais que revelam seu mundo interior à humanidade. Imagens espirituais podem ser expressas através de filmes, belas artes, música, como está acontecendo hoje, mas em um nível mais complexo e alto.

Isso expande as possibilidades de autoexpressão. Digamos que hoje eu gostaria de me expressar através da pintura, mas não tenho habilidades artísticas. Mas com a ajuda da moderna tecnologia de computador, posso ter sucesso nisso e me expressar na frente de todos. Este será um presente maravilhoso e grande de mim para o mundo.

Eu pediria ao computador para criar uma imagem representando o amor entre uma abelha e uma flor. Não pense que estou brincando, é muito sério e profundo. Eu gostaria de mostrar a todos a devotada conexão natural que uma abelha tem com uma flor e uma flor com uma abelha.

Afinal, uma flor não pode se desenvolver sem uma abelha, e uma abelha não pode viver sem o néctar que recebe de uma flor. Queremos ver como todos os elementos da natureza nos níveis inanimado, vegetativo e animado ajudam e apoiam uns aos outros. Um está ligado ao outro por toda uma gama de sentimentos, é tudo muito complicado.

Eu gostaria de revelar tudo isso com a ajuda de um computador e participar eu mesmo do processo criativo do computador. Mostrar o quanto a abelha agradece à flor e a flor agradece à abelha, que proximidade surge entre elas, como cada uma ajuda a outra espécie a se reproduzir.

Tal assistência mútua existe entre dois graus da natureza: vegetativo e animado. Assim, com a ajuda da tecnologia computacional, pudemos descobrir relacionamentos muito profundos na natureza.

Surge a questão de saber se tais programas devem ser restringidos para que não possam ser usados para prejudicar outros. Mas tal restrição só é possível graças à educação. Na verdade, estamos perguntando, como podemos limitar o mal? Há apenas uma resposta para isso. É preciso multiplicar o bem!

De KabTV, “Conversa com Jornalistas”, 22/05/22