Não Precisamos Esconder

49.01Pergunta: Mark escreve: “Por que é que sempre que queremos o bem, chegamos ao mal? Se queremos paz, vamos para a guerra. Queremos felicidade, só temos sofrimento. Queremos educar as crianças e, como resultado, elas são criadas pelo TikTok, colegas corrompidos e mídia escandalosa. Acontece que não nos importamos com nossos filhos. No entanto, não temos forças para mudar nada. Por que você quer uma coisa, mas sempre recebe outra?”

Resposta: Porque você, um ser humano, criou um mundo que afeta seu filho e o afeta de todos os lados. Você criou todos os amigos dele, construiu toda essa mídia de massa e assim por diante. Você fez tudo isso, com suas próprias mãos. Agora tudo isso afeta seu filho e o obriga a ser essa coisa que está embutida em todos esses meios que o pressionam.

Você é responsável pelo mundo inteiro.

Pergunta: Você pode dizer isso para todos?

Resposta: Eu posso. Você é responsável pelo mundo inteiro. Portanto, não há necessidade de se esconder em algum lugar ou fugir; nada vai funcionar.

Pergunta: Eu fiz o mundo ruim?

Resposta: Você!

Pergunta: Como posso torná-lo bom?

Resposta: Antes de tudo, pense no fato de que você é responsável por este mundo e pode devolvê-lo a um bom estado, corrigi-lo. Então agora você está pensando apenas na maneira de corrigi-lo. Na verdade, corrigindo a si mesmo, você está corrigindo o mundo inteiro. Se você estiver realmente certo disso, acontecerá dessa maneira.

Pergunta: O que você quer dizer com “corrigir a mim mesmo”?

Resposta: Do egoísmo ao altruísmo. É isso!

Pergunta: Isso é tudo que existe?

Resposta: Sim.

Pergunta: Você pode imaginar, isso é tudo o que existe, e aqui ao nosso redor existe um mundo tão complexo?

Resposta: Não há nada ao nosso redor. Isso tudo é apenas uma exibição do nosso egoísmo idiota e de má qualidade! E um egoísmo raso, em seu nível mais baixo! Estas não são as grandes forças superiores da natureza, negativas e positivas em um nível moralmente elevado, e assim por diante. Isso é uma coisinha com a qual brincamos como crianças em uma caixa de areia.

Comentário: Então, você responde afirmativamente às perguntas, das quais temos um milhão. Dizem: “Laitman reduz tudo ao egoísmo”.

Minha Resposta: Sim, isso mesmo!

Pergunta: É a base de tudo? De todos os problemas, todo o sofrimento, tudo em geral?

Resposta: Sim, e a base da felicidade também.

Pergunta: O egoísmo também é a base da felicidade?

Resposta: Sim. E não vai a lugar nenhum. Só precisamos lidar com ele corretamente. Graças a ele, chegaremos à felicidade.

Pergunta: Em que caso? O que eu preciso fazer?

Resposta: Use-o corretamente.

Pergunta: Esta é a única coisa que é exigida de mim?

Resposta: A única coisa. Você não tem nada além de egoísmo em sua natureza. Você tem que se apoiar nesse egoísmo e não tem o direito de destruí-lo (mesmo se assumirmos que existe tal oportunidade). De jeito nenhum! A Cabalá proíbe isso. Até proíbe todos os tipos de dietas e outras coisas assim.

Você tem que ser uma pessoa normal. Normal! E pensar apenas em uma coisa: como posso transformar meu egoísmo para que funcione para doação e amor. Não há nada mais fácil.

Pergunta: Então, esta é a única coisa em que a sabedoria da Cabalá está envolvida?

Resposta: Isso é tudo em que precisamos nos envolver.

Pergunta: Então o que está escondido sobre isso?

Resposta: Está escondido de nós. Portanto, está oculto. Mas não há nada escondido sobre isso.

Comentário: Sabedoria oculta, sinais, letras, gematria…

Minha Resposta: É tudo porque não temos nada a ver com isso! Assim que você começa a se mover em direção a isso, você imediatamente começa a entender do que está falando: sobre o lado reverso do nosso mundo.

Pergunta: Então, uma fórmula simples está no centro de tudo, afinal?

Resposta: Sim, inverta o egoísmo ao seu oposto.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 28/03/22