“Existe Livre Arbítrio Neste Mundo?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Existe Livre Arbítrio Neste Mundo?

Não há livre arbítrio em nosso mundo. O livre arbítrio só é possível se tivermos a oportunidade de nos elevarmos acima da natureza egoísta do nosso mundo, ou seja, a natureza onde desejamos nos beneficiar em detrimento dos outros e da natureza, que determina nossas decisões e comportamentos.

Consideramo-nos livres enquanto não pensarmos nele e nos identificamos com nosso corpo animado. Mas se subíssemos um pouco acima do nosso corpo, veríamos que ele obedece estritamente às leis e processos a que está sujeito.

Achamos que determinamos todos os tipos de escolhas em nossas vidas. No entanto, somos colocados em certas condições e certas qualidades internas, enquanto nosso desejo de desfrutar funciona como um motor de acordo com um princípio simples: máximo prazer e ganho com o mínimo de esforço e investimento.

Calculamos de acordo com este princípio em cada momento, direção, lugar e em relação a tudo. É assim que a natureza funciona. Ela leva em consideração várias condições, como o quanto estamos cansados e saudáveis, e quanto risco está envolvido versus a qualidade e quantidade de prazer – e, consequentemente, distribui as decisões. Podemos assim ver como permanecemos no ego e como não há livre-arbítrio em seu âmbito de funcionamento.

Temos que perceber que podemos realizar nosso livre arbítrio controlando e estando acima de nosso desejo. Quanto mais permanecemos em nosso desejo egoísta, mais permanecemos como marionetes obedientes, totalmente controlados pelo egoísmo.

Se, no entanto, desejamos assumir o controle da situação, temos que administrar nosso desejo, o que é feito elevando-se acima dele. Em outras palavras, podemos experimentar o livre-arbítrio, mas apenas acima do desejo.

Então a pergunta se torna: Como podemos nos elevar acima de nossa natureza egoísta para realizar nosso livre-arbítrio?

É nisso que a sabedoria da Cabalá se engaja.

Baseado na Lição Diária de Cabalá com o Cabalista Dr. Michael Laitman em 26 de novembro de 2010. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.

Comente