“Eles Podem Impor A Guerra; Devemos Impor A Paz” (Times Of Israel)

Michael Laitman, no The Times of Israel: “Eles Podem Impor A Guerra; Devemos Impor A Paz

Estamos vivendo um momento muito difícil em Israel: ataques terroristas implacáveis estão espalhando medo e aumentando as tensões com nossos vizinhos árabes e a divisão entre nós. Existe, é claro, a solução temporária de separar as duas comunidades, mas, a longo prazo, a única solução que funcionará é se superarmos nossa divisão e formarmos a unidade judaica. Isso não apenas resolverá a divisão interna entre os judeus, mas também dissolverá o ódio dos árabes por nós.

Quando difamamos uns aos outros, as nações nos difamam. Não é nem mesmo um processo consciente para elas. De repente, elas “percebem” que tudo é culpa dos judeus e culpam cada aflição e infortúnio sobre nós. Quando se trata do Estado Judeu, elas acrescentam a ele o sentimento de que tudo é culpa de Israel.

A atual onda de terrorismo também é resultado de nossa divisão. Eu entendo que é muito difícil nutrir unidade e coesão com alguém que acredita em tudo a que você se opõe, e vice-versa, mas realmente não temos escolha. A condição de unidade acima da divisão, ou como o rei Salomão colocou (Pv 10:12), cobrindo crimes com amor, é inexorável e irrevogável.

A falsa difamação, incitação vil e incontáveis calúnias falsas não devem nos preocupar. Não precisamos nos preocupar com o que os outros pensam de nós. Podemos ter certeza de que eles não nutrem bons pensamentos sobre nós, e nada que digamos mudará isso. Em vez disso, devemos nos concentrar em unir nossas fileiras com tanta força que nos tornaremos verdadeiramente “como um homem com um coração”, assim como nossos ancestrais fizeram quando forjaram nossa nação.

Se promovermos a unidade, não precisaremos lutar contra os inimigos. Não é que vamos derrotá-los facilmente; é simplesmente que não haverá guerra entre israelenses e árabes. Eles podem nos impor a guerra, mas se nos unirmos, imporemos a paz a eles.

Reclamamos que queremos paz, mas não temos parceiro do outro lado. Não precisamos de um parceiro porque se fizermos as pazes entre nós, não teremos inimigos. O mundo está em guerra conosco porque estamos em guerra uns com os outros.

Nosso chamado como judeus é dar um exemplo de paz acima da divisão. Dominamos a divisão; agora é hora de dominar a paz. Se conseguirmos isso, seremos uma luz para as nações.