Dia Da Independência 2022

271Esta semana celebramos o “Dia da Independência” – o 74º aniversário da declaração do Estado de Israel. Por um lado, há um sentimento de grande orgulho entre as pessoas que em tão pouco tempo e sob ameaças incessantes conseguimos construir um país com uma economia desenvolvida e um exército poderoso nesta terra.

Por outro lado, muitas pessoas têm a sensação de que tudo isso é muito frágil. Pesquisas mostram que metade dos israelenses teme que o Holocausto do povo judeu possa acontecer novamente.

Quando chegará o dia em que sentiremos a força estável de nossa existência nesta terra? Ele virá quando realmente quisermos que seja assim. Não entendemos que a estabilidade e a segurança dependem apenas de nós, os israelenses.

Parece-nos que dependemos de mil fatores externos diferentes. Mas, na verdade, eles dependem de nós, não nós deles. Há uma força espiritual em nós, mas não a usamos. É a força de conexão e amor entre nós, dentro do povo de Israel.

Não há outra força no mundo sobre a qual algo possa ser construído. Não temos estabilidade porque não revelamos essa força entre nós. Ela se manifesta se tratarmos uns aos outros com amor, carinho – esta é a força do Criador. Com a ajuda dessa força, é preciso construir o país, a nação, o mundo inteiro.

Ainda não alcançamos a paz nesta terra porque não queremos construir seriamente nosso povo e nosso estado numa base genuína. Só precisamos parar de olhar para nossos vizinhos judeus como estranhos e forasteiros. Só que isso não nos permite alcançar a paz e a tranquilidade.

Somos obrigados a tratar uns aos outros como irmãos, não como amigos necessitados. Espero que todos entendamos o que é independência, como alcançá-la, construí-la e usar adequadamente o poder da independência.

Um país independente é uma reunião de pessoas, na qual uma força superior é revelada, nos unindo pelo poder da garantia mútua e nos libertando do egoísmo. Isso significa “ser um povo livre em seu país”, ou seja, livre de seu desejo egoísta.

Este estado é chamado de independência. Afinal, nos tornamos independentes do egoísmo, elevando-nos acima dele em nossa conexão, e dessa forma construímos um país, uma nação. Um país construído desta forma é garantia de paz e tranquilidade.

E Israel certamente se tornará assim, e em quanto tempo isso acontecerá depende do povo de Israel. Desejo que todos nós vejamos isso o mais rápido possível.

De KabTV, “Insight”, 22/05/22