“Que Pensamentos Ou Atitudes São Úteis No Gerenciamento Do Estresse?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Que Pensamentos Ou Atitudes São Úteis No Gerenciamento Do Estresse?

A vida, tanto nossas próprias vidas quanto a vida em todos os níveis biológicos, está em constante estresse. É porque a vida é um choque de opostos e suas combinações, e se desenrola na fronteira entre o positivo e o negativo, positivo e negativo.

O estresse, portanto, não é bom nem ruim. É um aspecto necessário da vida. Devemos, portanto, nos concentrar em como gerenciar melhor nossas vidas com o estresse necessário.

Recebemos cérebros e nosso ambiente social para nos adaptarmos e gerenciarmos o estresse adequadamente. Podemos administrar o estresse entendendo a necessidade da combinação de positivo e negativo em todos os níveis e em todas as circunstâncias, e buscar como alcançar o equilíbrio entre esses polos. Em nosso nível humano, alcançamos um equilíbrio entre forças positivas e negativas criando uma atitude de amor, doação e conexão acima do ódio, recepção e divisão.

Assim como a necessidade de estresse, há também a necessidade de sentir sensações negativas de ódio, rejeição e divisão. Por quê? É para superar essas sensações e cobri-las com seus aspectos positivos de amor, doação e conexão.

A sabedoria da Cabalá é um método para cobrir o negativo com o positivo. Usando este método, tomamos consciência das sensações negativas que vêm à tona em nós e aprendemos a estabelecer atitudes positivas sobre elas para que elas existam em adição umas às outras. Na Cabalá, essa tendência é descrita como a correspondência da escuridão com a luz.

Quanto mais aprendemos sobre a necessidade da coexistência de forças positivas e negativas, e que sua combinação correta cria vida, mais calmos e razoáveis nos tornamos. Então progredimos ao longo do que a Cabalá chama de “a linha do meio”, construindo assim a nós mesmos e nosso mundo em equilíbrio.

Aprendemos a tomar consciência da fonte de cada estado, como a natureza cria tudo para que possamos equilibrar qualidades e estados negativos com positivos. Quando atingimos esse nível de consciência, começamos a nos relacionar com tudo e todos por pura bondade. Não negamos nenhuma sensação negativa, mas aceitamos tudo como necessário.

Mesmo as sensações mais negativas, como o ódio, são necessárias para que possamos superá-las, existir simultaneamente acima e dentro delas. Para simplificar, devemos ter em mente a fórmula que “menos é igual a mais”. Em outras palavras, onde quer que vejamos um “menos” – o surgimento de um impulso divisivo – devemos ver um “mais” – uma oportunidade de nos conectarmos positivamente acima do impulso divisivo.

Se exercitarmos a mudança de nossa atitude em relação ao mundo de tal maneira, substituindo nossos impulsos divisivos por tendências unificadoras, egoísmo por altruísmo e ódio por amor, tudo ficará bem. Se não o fizermos, nossas divisões e ódio proliferarão no mundo, causando-nos muito sofrimento.

Baseado em “Notícias com o Dr. Michael Laitman” com o Cabalista Dr. Michael Laitman e Semion Vinokur em 23 de dezembro de 2021. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.