Quando O Dinheiro Se Torna Um Objetivo Em Si

284Pergunta: Por que nosso mundo é construído em torno do dinheiro? O objetivo da vida, na verdade, é alcançar o lucro.

Resposta: Não, nem sempre foi assim. Além da riqueza, há também poder, fama e conhecimento.

O mundo existe não apenas por causa do dinheiro. O dinheiro é apenas uma ferramenta. Hoje em dia tem seu próprio valor, mas no passado as pessoas viviam de acordo com o princípio de “bens – dinheiro – bens”. A coisa mais importante é uma mercadoria de troca, e o dinheiro é um meio de comunicação, um equivalente.

Por exemplo, se eu precisar de sapatos e você de terno, como podemos trocar? Quanto custa os sapatos e quanto custa o terno? Como sabemos como fazer tal troca?

Portanto, tudo está atrelado ao equivalente monetário. Suponha que eu consiga esse terno por dois pares de sapatos, talvez por dois e meio, e talvez por cinco pares. Ou seja, o produto é o principal! Você quer meu produto, eu quero seu produto, e o dinheiro está no meio. Ele desempenha o papel de um equivalente quando construímos uma equação. Seu produto é igual a uma certa quantidade do meu produto. Então, o dinheiro não era o principal, nem sempre.

Ou suponha que eu esteja interessado em me tornar um governador, um líder. Quanto custa isso? Então eu pago por isso. Eu sei que uma certa posição vale uma certa quantia de dinheiro. O dinheiro era um meio para atingir um objetivo.

E agora esse princípio se transformou em “dinheiro – bens – dinheiro” quando o principal é o dinheiro. Você investe para obter um lucro maior. Para quê? Para obter um lucro ainda maior. Ou seja, o próprio dinheiro tornou-se poder, um objetivo em si mesmo, nosso mestre. Isso é o que vem acontecendo nos últimos 60 a 70 anos. E isso está errado.

Mas esta é a forma final. Karl Marx escreveu sobre isso. Não há nada que você possa fazer sobre isso, é tudo dialética.

De KabTV, “Eu recebi uma chamada. Dólares, ouro ou diamantes?”, 21/04/14