Pessach: Um Passo Além Do Egoísmo

Como sentir o Criador? Se eu quero sentir qualquer tipo de força que existe na natureza, eu tenho que combiná-la, assim como para receber uma onda de rádio é necessário sintonizar o receptor de rádio nela. Só então saberei que há uma transmissão nesta onda. O que significa que tudo depende do receptor.

O Criador preenche todo o universo em um número infinito de ondas, em todas as faixas e em todas as formas. É uma onda geral e abrangente que cria e sustenta toda a realidade. E como a captamos?

Os Cabalistas dizem que só precisamos de um receptor para captar e detectar esta onda. Então veremos quantas possibilidades esse receptor oferece, como um rádio que pode ser sintonizado em qualquer onda e podemos ouvir de acordo com tudo o que existe fora do receptor. É assim que seremos capazes de perceber o Criador em todos os tipos e formas.

Existem 125 graus de realização do Criador, e em cada grau há dez Sefirot de luz direta e luz refletida e muitas outras manifestações da força superior. Desta forma, nós revelamos gradualmente o Criador mudando nossas próprias qualidades. Afinal, é o homem que deve se tornar um receptor da força superior. E o método para criar tal receptor é chamado de ciência da Cabalá, o método de alcançar o Criador e revelá-Lo dentro de uma pessoa.

O Criador não se revelará em nenhum outro lugar; só dentro do receptor que cada um constrói dentro de si juntando dez amigos e adquirindo suas qualidades, absorvendo-as dentro de si. Acontece que toda a dezena está dentro de mim, e é assim que eu revelo a força interior que conecta todas essas dez partes, que é chamada de Criador, que significa “venha e veja” (Bo-Re).

O início da construção de tal receptor dentro do qual o Criador é revelado é chamado de êxodo do Egito. Eu começo a construir uma conexão entre diferentes desejos egoístas e estranhos pela fé acima da razão, pelo poder de Bina, o poder de doação e conexão. E quando eu crio tal rede de conexões acima das forças egoístas, revelo o Criador dentro dela, e isso é chamado de revelação do Criador às criações.

Chegamos a essa revelação depois de deixar o Egito, em um estado chamado celebração de Pessach (Pessach) – da palavra “transição” (Pasach), que significa um passo à frente além do nosso desejo de receber.

Da 2a parte da Lição Diária de Cabalá de 11/04/22, Escritos do Baal HaSulam, “Um Discurso para a Conclusão do Zohar