Para Onde A Natureza Nos Empurra?

962.2A questão do propósito da vida surge em uma pessoa porque a natureza nos empurra para isso, seu programa, segundo o qual devemos nos desenvolver até compreender todo o volume do universo e sentir a estrutura de um mundo comum que vai além deste mundo, para onde nos sentimos hoje apenas em nossa hipóstase animal.

Hoje somos feitos de matéria inanimada, vegetal e animal. E temos que dar um passo adiante.

Somos apenas animais. Enquanto eu existir, meu corpo físico existirá. Ou seja, meu “eu” está incluído nesse animal e vive nele.

E como posso arrancar este “eu” do meu estado animal e fazê-lo desenvolver-se individualmente, separadamente do meu animal, independentemente dele, de modo que mesmo que este animal morra, meu “eu” permaneça? Como posso arrancar esse “eu” para que ele exista independentemente? Esta, em princípio, é a ideia da Cabalá porque neste caso temos algo pelo que viver.

Arrancar seu “eu” significa elevar-se acima de seu estado animal para que ele não o impeça de existir independentemente. Em nosso mundo, todos os tipos de teorias foram desenvolvidos há muito tempo sobre como suprimir o corpo, praticamente matá-lo, destruí-lo com todo tipo de sofrimento, tortura, greves de fome, meditações, etc.

A Cabalá é uma técnica especial baseada no fato de que uma pessoa, junto com esta vida e junto com este corpo, deve começar a sentir um mundo calmo e vasto no qual seu “eu” existe acima de seu corpo, independentemente dele.

De KabTV, “Close-Up, Teatro do Absurdo”, 18/07/10