“Humor, Um Assunto Sério” (Medium)

Medium publicou meu novo artigo: “Humor, Um Assunto Sério

O que torna o humor tão necessário em nossas vidas? O que deve ser uma fonte de riso? Tudo foi criado para o nosso desenvolvimento, inclusive o senso de humor. Ele nos dá a força e a capacidade de nos desenvolvermos.

Quem está próximo de pessoas que estão envolvidas profissionalmente no campo do humor sabe que essas pessoas são muitas vezes infelizes por natureza, muito sérias e às vezes até depressivas. Com o desejo de sair da nuvem cinzenta em que estão imersas, elas desenvolvem um senso de humor.

Em geral, quanto mais uma pessoa se desenvolve, mais capaz ela é de apreciar o bom humor. Refiro-me ao humor que tem brilho: uma conexão inesperada entre coisas distintas que em nossa maneira normal de pensar são completamente desconexas.

O humor refinado exige que sejamos capazes de observar nossa natureza de fora, para sermos capazes de tirar sarro de nós mesmos. Tal humor se baseia na capacidade de identificar dentro de nós várias identidades diferentes: a forma original que recebemos da natureza, a forma em que fomos educados e as formas que adotamos ao longo de várias etapas de nossas vidas, e essas são as formas que absorvemos dos outros. De todas essas comparações de identidade surgem todos os tipos de indagações importantes.

O humor pode transmitir críticas, por um lado, e, por outro, deve ser feito em espírito de amor, de forma agradável. Nunca devemos tirar sarro dos outros e provocar ódio. Devemos rir apenas das fragilidades gerais que existem na humanidade para esclarecer as fraquezas de nossa natureza egoísta como seres humanos, para nos ajudar a desenvolver consciência e cognição de nossas fraquezas. Porque, se estivermos cientes de nossas qualidades negativas, podemos trabalhar para superá-las.

Afinal, foi assim que a natureza nos criou, imperfeitos. A natureza nos deu um senso de humor para nos ajudar a nos criticar e transcender nossa natureza. O humor nos permite ver a nós mesmos de uma perspectiva mais elevada e, portanto, também pode ajudar a nos elevar para fora do nosso grau atual para um nível mais alto. Ver e rir de nós mesmos de fora pode desencadear um escrutínio interno sobre quem realmente somos. Se soubermos rir de nós mesmos, é como está escrito: “Deus me trouxe o riso” (Gênesis 21:6) – uma situação a partir da qual podemos crescer.

O bom humor deve ser sempre gentil, trazer desenvolvimento e evocar afeição por aquilo a que nos referimos. Deve virar nossa cabeça para baixo, para suavizar uma atmosfera rígida.

O que há no humor que pode abrir o coração e derrubar as paredes entre as pessoas? O humor tira de nós todas as roupas inchadas que vestimos. É como se nos despisse de todas as poses e máscaras, tornando-nos todos iguais e simples. Quando rimos juntos das fraquezas que existem em todos nós, imediatamente criamos um relacionamento mais suave entre nós.

Não há meio mais forte do que o humor para eliminar fronteiras, barreiras e distâncias. O grande desafio do nosso tempo, o mais sério, é desenvolver o humor para aproximar as pessoas, nos deixar mais conectados.