Governado Pelo Egoísmo

115.06Pergunta: Os psicólogos dizem que as pessoas dotadas de poder pronunciaram tirania, teimosia e desequilíbrio mental. Os cientistas descobriram que o poder muda a estrutura do indivíduo e até mesmo seu cérebro. Você concorda com isso?

Resposta: Concordo totalmente. O fato é que todos nós estamos dispostos de tal forma que estamos entre duas forças da natureza (recepção e doação, pressão e libertação), que devem estar constantemente em equilíbrio.

Toda a natureza consiste em duas forças opostas e, seja qual for a maneira que elas se revelam, elas devem ser equilibradas. Somente neste estado podemos alcançar resultados corretos. Precisamos das duas forças. Não há escuridão sem luz e não há luz sem escuridão.

Devemos escolher o meio-termo dourado em tudo. Se uma pessoa perde a oportunidade de manter isso e recebe a permissividade: faça o que quiser sem limites, então a desfiguraremos. Ela não vai crescer para ser o que precisa ser. Ela deve necessariamente estar dentro de uma estrutura e sentir que lhe é dada a oportunidade de agir em uma faixa estreita, no equilíbrio de duas forças.

Um animal não tem problemas a este respeito. Ele entende o que precisa e não come demais, bebe demais ou dorme demais. Ele faz o que seu corpo exige. O organismo no estado animal sempre exige as coisas mais normais e racionais.

Não é assim em uma pessoa. O problema é que uma pessoa é sempre governada por seu egoísmo.

Pergunta: Como isso se encaixa com o que Baal HaSulam escreve: É necessário dar liberdade ao indivíduo?

Resposta: A liberdade do indivíduo está justamente no fato de que não o forçamos, mas o ensinamos. Na medida desse aprendizado, ele ganha liberdade, sabe se restringir corretamente, como se limitar e como fazer de si um homem.

Ou seja, a liberdade é uma restrição consciente do próprio egoísmo, quando a pessoa entende como deve se educar, ou seja, estar “acima de si” e de “acima de si mesma” para controlar sua natureza animal.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 22/03/22