Eternidade Do Contato Espiritual

962.6Pergunta: Você disse que quando morre uma pessoa que você conhecia bem e com quem você sentiu uma certa proximidade espiritual e humana, você a vê de duas maneiras. Como um Cabalista, você entende que uma pessoa simplesmente completou sua missão neste estágio e continua em seu caminho. Por outro lado, você sente a dor de seus parentes com quem você está familiarizado. Como é possível uma percepção tão dupla?

Resposta: Eu tive contatos tão próximos com meu professor. Fiquei ao seu lado por 12 anos, praticamente todas as horas, exceto para dormir e outras três ou quatro horas por dia quando tinha que trabalhar. Além disso, uma vez por semana íamos com ele por dois dias a Tiberíades. Tínhamos uma pequena casa lá.

Apesar disso, quando ele partiu, ficou bem claro para mim que esse homem havia cumprido sua missão, e agora devo continuá-la. Eu permaneci no nível em que estava em contato espiritual e interior com ele e, embora não o veja externamente, nosso contato continua a se desenvolver.

Então, na verdade, não interfiro na ausência física dele. Isso me ajuda de muitas maneiras porque sinto meus deveres, sinto uma tarefa completamente diferente diante de mim.

Em geral, os Cabalistas não enfrentam a morte de seus professores da mesma forma que enfrentamos a morte de parentes em nosso mundo. Ou seja, não estão nos deixando. Não existe tal coisa como “nos deixar”!

O que significa “ele me deixou”? O corpo desapareceu dos olhos, desapareceu deste mundo. Mas ele não me deixou! Eu tive um contato interior com ele, estava junto em um desejo, em uma aspiração, em um vaso. Nossas almas se tocaram e se penetraram mutuamente. Nessa penetração mútua, as ações espirituais mútuas permanecem e se desenvolvem.

Em nenhum caso me sinto separado dele e através dele de todos os Cabalistas ao longo desta longa corrente até Adão. Eu sinto que estou conectado com eles na medida em que posso perceber, sentir, entender e descobrir por mim mesmo. Eu sinto isso claramente, assim como uma pessoa em nosso mundo sente que pertence a seus parentes, seus camaradas, seus colegas, seu povo e nosso mundo.

Este é um sentimento totalmente claro com o qual você vive. E o fato de um ir embora ou ambos subirem juntos muda ao mesmo tempo. É claro, esses sentimentos são transformados em um nível diferente, mas eles ainda permanecem, não há lacuna. Um corpo animal pode de alguma forma afetar o contato espiritual aqui?! De forma alguma!

De KabTV, “Close-Up. Além da Última Linha”, 03/05/10