“Endividados Contra Nossa Vontade” (Medium)

Medium publicou meu novo artigo: “Endividados Contra Nossa Vontade

Muita coisa mudou no mercado de trabalho nos últimos dois anos. Há uma escassez constante de funcionários, pois mais e mais pessoas não estão dispostas a reclamar de empregos que não gostam. Elas estão em busca de liberdade e satisfação, e estão dispostas a se contentar com salários mais baixos em troca de mais liberdade. As pessoas estão se tornando cada vez mais narcisistas. Como resultado, elas relutam em seguir as instruções e desistirão facilmente apenas para se livrarem de seus chefes. Em muitos casos, as pessoas se tornaram tão rebeldes que mal conseguem obedecer aos policiais. Elas simplesmente não podem se curvar a ninguém. Mas quando quebramos o sistema que nos sustenta sem construir um melhor, estamos arriscando a nós mesmos e a toda a sociedade.

Se vivemos em uma sociedade, qualquer sociedade, estamos em dívida com ela, gostemos ou não. A sociedade nos influencia, e nós influenciamos a sociedade. Como não podemos sobreviver sozinhos, somos forçados a viver em sociedade.

Portanto, para viver em uma sociedade que gostamos, devemos conhecer as regras de nossa sociedade e como nos comportar com calma dentro dela. Para alcançar a calma, devemos manter o equilíbrio entre todas as partes da sociedade. Isso inclui não apenas as pessoas da nossa sociedade, mas todo o nosso ambiente, pois nossa tranquilidade e bem-estar dependem não apenas das pessoas ao nosso redor, mas também do clima, da vegetação e de tudo que nos cerca.

A palavra-chave na fórmula que torna a vida pacífica e sustentável é “equilíbrio”. Tudo na natureza é equilibrado no sentido de que é igualmente nutrido pelo ambiente e nutre o ambiente.

Nós, por outro lado, pensamos apenas em nós mesmos. Não temos interesse em dar nada a ninguém. Mas uma sociedade de narcisistas é insustentável. Uma vez que todos operam apenas com eles mesmos em mente, a sociedade está entrando em colapso. Este desequilíbrio entre dar e receber é a fonte de todos os nossos problemas.

Nós lutamos contra a compulsão de manter o equilíbrio, mas o resultado é que estamos em uma crise climática, uma crise social e uma crise econômica. Há uma crescente escassez de alimentos, eventos climáticos extremos estão aumentando em frequência e ferocidade, a inflação está subindo e as ordens sociais estão entrando em colapso em todo o mundo.

Se quisermos nos sentir livres, devemos nos libertar do egoísmo. É isso que causa nosso narcisismo, e esse é nosso verdadeiro tirano. O ego nos escraviza e nos obriga a obedecer à sua vontade. Se escolhermos a liberdade do egoísmo, aprenderemos o que significa a verdadeira liberdade.