É Necessário Lutar Contra O Estresse?

627.1Pergunta: Sabe-se que o estresse aumenta a probabilidade de hipertensão, enfarte e derrame e encurta a vida.

Mas, ao mesmo tempo, outras pesquisas concluem que a ausência de estresse tem um efeito negativo na tendência de uma pessoa a ter empatia e que suas emoções positivas são menos vívidas. É muito interessante que os embriões que foram estressados durante a fertilização sejam fixados com mais sucesso no útero e os pais com altos níveis do hormônio do estresse cuidem melhor da criança.

É necessário combater o estresse? O que é o estresse e por que nos é dado?

Resposta: Nossa vida é estressante o tempo todo. Dentro dela, em todos os níveis biológicos, também há estresse constante. A vida é um choque de opostos e suas combinações. Ocorre na fronteira entre positivo e negativo. Portanto, sempre pode ser descrita como estresse.

Pergunta: Então, a combinação de opostos é uma explosão? O estresse é bom ou ruim?

Resposta: É tudo necessário. Quando é necessário, não o definimos como bom ou ruim. Em vez disso, precisamos falar sobre como podemos gerenciar esses estados.

Pergunta: Então o estresse pode ser gerenciado?

Resposta: Certamente! Caso contrário, por que recebemos cérebros e todo o nosso ambiente? A fim de nos adaptarmos ao gerenciamento adequado do estresse.

Pergunta: Como o estresse pode ser gerenciado?

Resposta: Entendendo que a combinação de positivo e negativo em todos os níveis, em todas as circunstâncias, é necessária e deve existir, e precisamos aprender a fazer isso.

Pergunta: Como fazemos?

Resposta: É muito simples. Construa o amor sobre todas as manifestações de ódio.

É o mesmo princípio. Deve haver ódio, rejeição e qualquer coisa negativa e acima disso sem dúvida uma positiva.

É disso que a ciência da Cabalá fala: como obter um positivo de um negativo, deixar um menos e deixar um mais, para que eles existam um ao lado do outro. Na Cabalá, isso é explicado como a correspondência entre escuridão e luz.

Pergunta: Mas como atrair amor se eu odeio, e odeio intensamente?

Resposta: Isso deve ser alcançado através da educação, quando uma pessoa percebe que não há mais sem menos e não há menos sem mais e que a combinação correta dos dois cria vida. Quando uma pessoa chega a esse entendimento, ela se torna calma e razoável, segue a linha do meio e constrói a si mesma e ao mundo.

Pergunta: Quais são minhas ações se eu odeio?

Resposta: Perceba que tudo vem de uma força superior e nos é dado para equilibrar todas as qualidades, propriedades e circunstâncias negativas com as positivas. E tudo isso só pode acontecer em nossa consciência. Quando percebemos isso, começamos a tratar tudo com bondade, não negamos nada, mas aceitamos tudo como uma necessidade absoluta.

Pergunta: Então esse ódio é uma necessidade agora?

Resposta: É necessário que nos elevemos acima dele e existamos acima dele e nele. Então vamos equilibrar essas duas forças da criação: mais e menos.

Pergunta: Essa é toda a dificuldade: acima dele, é possível de alguma forma?

Resposta: Não, só será possível egoisticamente. Para existir com ele, é necessário elevar-se acima dele e equilibrar todas as propriedades negativas aderindo-se ao Criador.

Pergunta: Não é fácil. Você pode dar uma fórmula simples para superar o ódio?

Resposta: A fórmula é tal que menos é igual a mais. É isso. Onde há um sinal de menos, você deve ver um sinal de mais.

Pergunta: O que eu odeio agora é um sinal de menos?

Resposta: Isso é negativo até você perceber que também é positivo ao mesmo tempo.

Pergunta: Então é bom que eu odeie agora?

Resposta: Sim. Mas por que é dado a você? Para que você possa transformá-lo em um mais.

Significa entender que sua atitude em relação ao mundo depende de sua atitude em relação ao mundo. Você tem que mudar sua atitude para com o mundo. Como? É muito simples. Substitua o egoísmo pelo altruísmo e o ódio pelo amor. E tudo ficará bem.

Pergunta: Então eu odeio essa pessoa, mas digo a mim mesmo: “Isso me é dado para que eu a ame”?

Resposta: Você recebe exatamente as propriedades opostas. Substitua-as pelos inversos e você receberá um mundo maravilhoso.

Pergunta: Está ao meu alcance?

Resposta: Não está em seu poder transformá-lo ou realizá-lo, mas está em seu poder pedir ao Criador que faça isso para que você alcance um estado em que realmente deseje.

Pergunta: É para isso que vem o ódio? Para que eu implore que eu queira apaixonadamente substituí-lo por amor?

Resposta: Sim. Então você perceberá que tudo isso não foi para isso, mas para que você tenha contato com o Criador. E é isso.

Pergunta: Ele está nos chamando para nos voltarmos a Ele?

Resposta: Caso contrário, não teríamos nos voltado em Sua direção.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 23/12/21