Dostoiévski Nos Levará A Uma Vida Mais Brilhante

220Nas Notícias (The Telegraph, “ Nestes tempos de Covid, é Dostoiévski que está ressoando com os leitores”): “Fiódor Dostoiévski escreveu uma vez sobre ‘o prazer do desespero’, e as vendas de livros revelam que os leitores britânicos estão comprando sua marca de angústia agradável.

“A obra existencialista do escritor russo é o mercado que mais cresce para a Penguin Classics, à frente de favoritos mais gentis como Austen e Dickens. …

“Embora o clamor repentino pela ‘tristeza e niilismo’ do autor do século XIX permaneça ‘misterioso’ para os editores, especialistas sugeriram que leitores modernos pessimistas encontraram um ‘profeta em Dostoiévski’.

“Kevin Birmingham, autor da biografia literária The Sinner and The Saint, disse: “Acho que o apelo é que a visão de Dostoiévski sobre a natureza humana parece mais aparente agora: somos irracionais, egoístas e autodestrutivos.

“Nós nos ofendemos, ansiamos por liberdade mesmo que isso nos prejudique, e nossos impulsos perversos estão no coração da civilização.

“Os leitores dos romances de Dostoiévski não ficariam surpresos com os assuntos globais dos últimos anos. Estes são todos dostoievskianos.

“Atualmente, ele está se encaixando muito bem com o humor dos leitores, de acordo com a equipe da Penguin Classics, em meio a uma crescente audiência de angústia que viu as vendas no Reino Unido para as obras do autor aumentarem 177% desde 2016. …

“Existe um medo permanente de que não haja fundamentos, nenhum senso final de verdade ou justiça, e isso é algo com o qual estamos lidando atualmente.”

Pergunta: O que podemos fazer sobre o fato de vivermos assim?

Minha Resposta: Acho que talvez seja por isso que chegaremos a uma vida mais brilhante, por meio de coisas como olhar o mundo através de “óculos escuros”.

Pergunta: Se estou usando óculos escuros, quais são minhas ações?

Resposta: Pelo menos você tem uma visão realista do mundo. Não te cega.

Pergunta: O que essa realidade me dá?

Resposta: Você vai querer iluminar este mundo.

Pergunta: Não é que eu vou ficar deprimido ou algo assim?

Resposta: Não, isso não é depressão. Esta é apenas uma necessidade de correção.

Pergunta: Você quer dizer que por causa de tal visão de Dostoiévski, eu vou querer sair para a luz?

Resposta: Acho que sim.

Pergunta: É disso que você está falando o tempo todo: reconhecimento do meu mal, que está dentro de mim?

Resposta: Exatamente!

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 10/02/22