Dois Estados: Pequenez E Grandeza

528.02Pergunta: Rabi Nachman escreve que enquanto estudou O Livro do Zohar, ele chorou muito até que foi recompensado com sua compreensão. O que é esse estado de “choro”?

Resposta: Chorar representa o estado de pequenez (Katnut), quando uma pessoa lamenta não poder entender e ver mais para fazer um esforço ainda maior em se aproximar do Criador.

Pergunta: Além disso, ele escreve: “Embora eles (os discípulos de Rashbi) estivessem em conexão e união uns com os outros, essa conexão era temporária e era chamada de união do primeiro pilar, ou seja, uma única conexão. Então o rabino Shimon queria conectá-los com uma conexão dupla, para que essa conexão fosse forte e sólida”. Quais são esses dois tipos de conexão?

Resposta: Estamos falando da conexão entre as pessoas que estudam a Torá, que fala apenas de uni-las em um único sistema, uma única dezena, uma única alma.

O fato é que existe uma conexão direcionada apenas para conceder desejos, a chamada conexão da pequenez, um estado de pequenez (Katnut). E há uma conexão que inclui um estado de grandeza (Gadlut), fortes desejos egoístas de uma pessoa em um estado corrigido.

Está escrito no Zohar para Todos com os comentários do Baal HaSulam: Todos aqueles amigos que não se amam partem do mundo antes do tempo (Zohar para Todos, Ki Tissa 54). Todos os amigos do tempo do Rashbi tinham amor da alma e amor do espírito entre eles. O amor da alma significa amor no nível de pequenez (estado de pequenez). E o amor do espírito é o amor ao nível da grandeza (estado de grandeza).

É por isso que em sua geração, os segredos da Torá foram revelados. Rabi Shimon diria: “Todos os amigos que não se amam fazem com que se desviem do caminho certo”, porque eles não se desenvolveram para o estado de grande amor quando os desejos de receber também trabalham para doação.

Além disso, eles mancham a Torá, pois há amor, fraternidade e verdade na Torá.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 15/02/22