Como Podemos Moldar O Amor A Partir Do Egoísmo?

260.01Pergunta: Irina escreve: “Só agora entendo que toda a história da humanidade vai de guerra em guerra. Por quê? Batalhas por fronteiras, a glorificação da guerra, todo progresso trabalha para a guerra. Por que?”

Resposta: Porque é da natureza humana reprimir e se sentir superior ao outro. Sem ela, a vida, a existência, não tem sentido.

Esta é a natureza do nosso egoísmo; o Criador criou desta forma. De um nível superior, Ele nos criou para que, ao vencermos o egoísmo, nos tornemos semelhantes àquele nível superior ao qual Ele quer que subamos.

É pela subjugação constante do nosso próprio egoísmo, que devemos nos elevar acima dele e, assim, a partir do que está acontecendo em nós ao longo de toda a transformação de nosso egoísmo que superamos, criaremos um grau espiritual em nós. Gradualmente, vamos construí-lo e moldá-lo a partir da negação do egoísmo e da maneira como queremos transformá-lo de uma maneira diferente, moldá-lo de uma maneira diferente.

Pergunta: E o que pode ser formado a partir do nosso egoísmo?

Resposta: Amor, amor, doação, autossacrifício, tudo!

Pergunta: A partir desse desejo de guerra?

Resposta: Exatamente a partir dele. Não temos outro material.

Pergunta: Posso moldar o desejo de ser feliz?

Resposta: Sim. É das fezes mais repugnantes, que é pior do que tudo, que deve ser moldado, precisamente a partir disso. Você o trata de forma diferente, começa a apresentá-lo de uma forma diferente, e aí você verá que é um material nobre.

Pergunta: Meu egoísmo?

Resposta: Mas isso não será mais egoísmo. Você vai virar do avesso. Será algo brilhante. Esta será a vestimenta do Criador. Você pode imaginar com que entendimentos opostos, elementos da natureza temos que lidar aqui!

Pergunta: Então eu vivo com essa centelha de amor, o Criador em mim, mas só tenho guerra em mim agora? E se for entregue, já haverá amor?

Resposta: Sim.

Pergunta: Que tipo de trabalho devo fazer para que compreenda e parta para isso, para o amor?

Resposta: Amor! Apenas para desenvolver o amor em você. Amar o próximo é a principal lei da natureza.

Pergunta: Temos que passar por esses sofrimentos, esses horrores, esses becos sem saída?

Resposta: Absolutamente! Não só temos que passar por eles. Devemos dominá-los, aplicá-los a nós mesmos, experimentá-los em nós mesmos, ver onde não nos convém e onde nos convém e mudar a nós mesmos. Às vezes é para emagrecer, às vezes para engordar, às vezes para nos trocarmos para que essas roupas sejam adequadas para nós.

Pergunta: E essa roupa vai ser o quê?

Resposta: Isso se chama refletir a luz: intenção para o bem dos outros.

Pergunta: Então a intenção para o bem dos outros são minhas roupas? Estou vivendo para os outros?

Resposta: Sim. O egoísmo permanece, mas de tal forma que quero usá-lo completamente para o bem de todos.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 28/02/22