Uma Cidade É O Estado Interno De Uma Pessoa

293Jerusalém (“Ir shlema”) é traduzida do hebraico como a cidade perfeita. A palavra “ Ir – cidade” na Cabalá é o estado interior de uma pessoa quando tudo o que ela faz é reunido nela em uma única estrutura perfeita. É como sua casa e ela quer relacionar seu estado interior com o Criador.

Isso acontece dentro de uma pessoa ou de toda a humanidade quando um valor supremo é formado sobre todas as divergências existentes entre as pessoas. É por isso que Jerusalém é chamada de coração do mundo, a capital do mundo.

Além disso, também é chamada de Cidade de Davi em homenagem ao rei Davi que viveu há 3.000 anos e revelou o estado perfeito em si mesmo.

Mas Jerusalém existia muito antes dessa época. De acordo com as fontes e o que é passado de geração em geração, não construímos nada de novo aqui. Pelo contrário, aceitamos tudo o que já existia nesta terra e apenas o elevamos para o próximo grau.

Basicamente, Israel se orgulha de tomar o nível inanimado e elevá-lo ao espiritual.

Pergunta: Qual é a diferença entre Hebron e Jerusalém do ponto de vista espiritual?

Resposta: Antes de vir para Jerusalém, o rei Davi governou sete anos em Hebron (da palavra “hibur – unidade”). E quando ele alcançou a admiração perfeita, ele percebeu de sua realização interior que ele precisava se mudar para Jerusalém e construir o Templo lá.

Em termos espirituais, Jerusalém se esforça para cima e Hebron anseia para baixo. Hebron está ligada ao desejo de Malchut e, portanto, os túmulos dos antepassados estão lá na caverna de Macpela: Adão e sua esposa, Abraão e sua esposa e Jacó.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 22/02/22