“Por Que Algumas Pessoas Sofrem Muito Mais Do Que Outras?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Por Que Algumas Pessoas Sofrem Muito Mais Do Que Outras?

Cada um de nós pertence a um único sistema coletivo, e cada um de nós tem uma base interna dentro desse sistema. De acordo com essa base interna, nossas vidas e a extensão do sofrimento em nossas vidas são determinadas.

É importante notar que, como parte de um sistema coletivo, o sistema como um todo não leva em consideração as partes individuais. Em vez disso, considera sua inclusão, ou seja, como eles se combinam para funcionar como um sistema único.

Como tal, ninguém vive sozinho como uma única célula não pode existir por si mesma dentro do corpo humano. Se uma célula serve a si mesma sozinha, ela se torna cancerosa e causa doenças e destruição no corpo. Portanto, para que o corpo funcione de forma saudável, há uma condição estabelecida na natureza onde cada célula recebe suas necessidades para seu sustento e dá seu excedente para o benefício de todo o corpo. Assim, ela não tem autoconsiderações, mas apenas leva em consideração os interesses de todo o corpo e, como resultado, recebe a vida de todo o corpo.

Como uma única célula no corpo humano, também com seus órgãos: o coração, os pulmões, o fígado e vários outros órgãos trabalham não por interesse próprio, mas para servir todo o corpo. Todas as células e órgãos trabalham juntos para criar equilíbrio e harmonia para o corpo. Se, mesmo por um momento, uma parte desse sistema considerar o benefício próprio acima do benefício de todo o corpo, o sistema entra em colapso.

Vivemos em um sistema semelhante. A humanidade é um único “corpo” e nós somos suas partes. O sofrimento se propaga por todo o sistema — a humanidade — como uma resposta a priorizarmos o benefício próprio em vez de beneficiar o sistema como um todo. É um sinal de que não estamos funcionando corretamente e precisamos de correção. Em nosso nível atual de existência, não podemos ver por que algumas pessoas sofrem mais do que outras, mas se tivéssemos uma visão panorâmica do sistema completo, veríamos como o sofrimento estimula o sistema a passar por uma grande transição: de suas partes sentindo e vivendo apenas para si mesmas, para as partes invertendo sua intenção e vivendo para o benefício de todo o sistema. Portanto, se mudarmos nosso foco para implementar relações de consideração mútua, apoio e encorajamento em toda a humanidade, passaríamos por nossa transição fatídica de uma maneira que aliviasse a necessidade de qualquer sofrimento adicional.

Baseado em “Close-Up. Acordo de Parceria” com o Cabalista Dr. Michael Laitman em 4 de julho de 2010. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.