Como Foi Escrito O Livro Do Zohar?

563Pergunta: Existe alguma diferença se um livro foi escrito por uma única pessoa como Baal HaSulam ou por dez pessoas como Rabi Shimon e seus alunos?

Resposta: Na Cabalá, ou uma pessoa escreve um livro sobre o que alcança, como o Baal HaSulam fez, ou um grupo de pessoas conectadas escreve um livro. Entre elas, existem vários estados nos quais elas começam a perceber o Criador de maneira diferente. Isso é o que elas descrevem.

Além disso, os estados pelos quais Rabi Shimon e seus alunos passaram entre si, eles descreveram na forma de viagens a alguns lugares terrestres. Mas, na verdade, eles não saíram da caverna em que estavam. Tudo aconteceu apenas em um lugar e em conexão entre eles.

Quanto mais eles aumentavam sua conexão uns com os outros, mais alcançavam o Criador. E vice-versa, quanto mais se afastavam um do outro, menos sentiam o Criador. Esses escrutínios de aproximação e distanciamento entre si na dezena e de acordo com o Criador é o que eles registraram. E eles estão incluídos no Livro do Zohar .

Baal HaSulam escreveu que os alunos do Rashbi atingiram todos os 125 passos. Isso significa que eles revelaram todo o seu egoísmo original, elevaram-se acima dele em conexão um com o outro e sentiram a única força superior nessa conexão.

Assim, eles se tornaram semelhantes a ele como um homem com um coração e alcançaram o Criador em seu desejo comum.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 15/02/22

Comente