“Vinte E Dois Bilhões De Dólares Sem Valor Sem Amor” (Linkedin)

 

Meu novo artigo no Linkedin: Vinte E Dois Bilhões De Dólares Sem Valor Sem Amor

Um dos indivíduos mais curiosos do setor financeiro de criptomoedas é Sam Bankman-Fried. Em apenas alguns anos, ele passou de um filho anônimo de dois professores universitários para a pessoa mais rica com menos de trinta anos (ele tem vinte e nove), com um patrimônio líquido de US$ 22,5 bilhões. De acordo com a lista Forbes 400, ele ocupa o 32º lugar na lista das pessoas mais ricas do mundo para 2021. Mas o que é ainda mais extraordinário é que Bankman-Fried planeja doá-lo. Ele acredita no utilitarismo e planeja doar a grande maioria de sua riqueza para caridade.

Lamentavelmente, por mais nobres que sejam seus objetivos, mais dinheiro não resolverá nem melhorará nada. O mundo tem mais do que o suficiente de tudo, exceto por uma coisa que permitiria que todos se beneficiassem da abundância: o amor. Deste, não há nenhum.

Vinte e dois bilhões de dólares podem ajudar a fomentar o amor entre as pessoas, mas para fazer isso, primeiro precisamos saber o que é o amor. Nossa compreensão atual disso é que amamos o que nos faz nos sentirmos bem. Se outra pessoa me faz sentir bem, eu a amarei. Se dar me faz sentir bem, eu vou adorar dar. Mas isso não me torna uma pessoa amorosa.

Quando minha filha mais nova era criança, sentamos para jantar uma noite e comemos peixe. Começamos a falar de amor e tentei explicar a ela o que significa amor. Apontei para o peixe em seu prato e perguntei: “Você gosta de peixe?” Ela respondeu com entusiasmo: “Eu amo peixe!” Eu disse: “Então beije o peixe”. A careta em seu rosto dizia tudo. Ela percebeu que não era o peixe que ela amava, mas o gosto de sua carne em sua boca.

Amar é querer dar ao outro o que o outro quer, é pensar e sonhar e planejar seus movimentos para agradar a pessoa amada. Amar significa esconder-se na perspectiva da outra pessoa e usar essa compreensão para ver como você pode agradar essa outra pessoa.

O dinheiro não pode ensinar isso. Somente as pessoas que sabem o que é ser assim podem ajudá-lo a alcançá-lo. Assim como você não tomaria como guia em uma trilha traiçoeira uma pessoa que nunca a percorreu, se queremos alcançar o amor verdadeiro e altruísta, devemos seguir aqueles que o alcançaram.

É claro que qualquer um pode alegar que conseguiu, e não há como saber quem é honesto e quem não é. Portanto, o único conselho que posso oferecer é seguir seu coração e examinar constantemente se seu professor está ensinando você a amar desinteressadamente ou amar o professor, ou outros tipos de amor impuro.

Se conseguirmos cultivar o amor altruísta entre nós, não precisaremos de bilhões de dólares, ou mesmo milhões. Tudo o que precisaremos é de nós mesmos, e disso há abundância.