“Truth Social – Um Movimento Muito Necessário Que Não Funcionará” (Medium)

Medium publicou meu novo artigo: “Truth Social – Um Movimento Muito Necessário Que Não Funcionará

Depois de ser banido junto com muitos de seus apoiadores de gigantes liberais da mídia social, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump lançou esta semana sua própria plataforma social, Truth Social. A plataforma se concentra na diversidade. O primeiro parágrafo da descrição do aplicativo demonstra isso: “Pense em uma tenda gigante para eventos ao ar livre no casamento do seu melhor amigo. Quem está aí? A combinação de várias famílias de todos os Estados Unidos e do mundo. Tio Jim de Atlanta é um libertário orgulhoso. Tia Kellie do Texas é uma conservadora convicta. Seu primo John da Califórnia é um liberal obstinado. E adivinha? Eles estão todos juntos para se divertir e compartilhar seus diferentes pontos de vista sobre o mundo. Embora nem sempre concordemos uns com os outros, agradecemos essas opiniões variadas e a conversa robusta que elas trazem”.

Qualquer mudança na mídia social, ou qualquer forma de mídia, depende apenas de se, e em que medida, nós mesmos mudamos. Se quisemos criar laços, as mídias sociais nos ajudarão a criar laços; se quisermos separação, as mídias sociais nos ajudarão a dividir. É por isso que é essencial que deixemos de tentar provar que estamos certos e comecemos a tentar mostrar que nos importamos uns com os outros e queremos formar uma sociedade unida acima de todas as diferenças.

Por um lado, acho que tem que ser assim: aberto a todos. Os gigantes liberais da tecnologia tornaram-se intoleravelmente descarados e audaciosos. Por outro lado, acho que é um grande problema dar igual presença a todas as visualizações, porque se você quiser abrir a plataforma para todos, provavelmente perderá tudo.

Eu entendo a aspiração de dizer a verdade, trazer um pouco de justiça e equilíbrio para a mídia. Ao mesmo tempo, não acho que a verdade exista onde há pessoas. Por causa da natureza corrupta dos humanos, mesmo projetos que começam com as melhores e mais puras intenções terminam em corrupção e depravação.

Você pode tentar equilibrar o viés inerente participando de plataformas sociais de ambos os lados do corredor político, mas isso também não funcionará. Em vez de obter uma imagem completa, você obterá duas imagens, deformadas e distorcidas de duas maneiras opostas.

Se você está buscando a verdade, saiba disso: não há verdade onde o ego guia nossos pensamentos e sentimentos. O ego vê apenas seu próprio lado. Como a realidade consiste em múltiplos lados, o ego não pode ver a imagem real da realidade. Portanto, qualquer visão, por padrão, está errada.

A única solução possível para a divisão na sociedade é parar de procurar a verdade e começar a procurar o amor, ou pelo menos algum nível de cuidado e preocupação um pelo outro. Se mudarmos a forma como nos relacionamos uns com os outros, não precisaremos construir plataformas de mídia separadas para expressar nossos pontos de vista, porque acolheremos os pontos de vista uns dos outros.

A internet, como todo sistema criado pelo homem, reflete nossa natureza. Como nossa natureza é inerentemente corrupta, a internet também é. Ela não vai mudar até que as pessoas que a fazem mudem.

Atualmente, estamos tão divididos que nem estamos procurando a verdade. Tudo o que queremos é que as pessoas nos digam que estamos certos. Assim, vamos às mídias sociais em busca de pessoas com ideias semelhantes, e as plataformas de mídia percebem isso e atendem aos nossos desejos, apresentando-nos apenas pessoas que pensam como nós e falam como nós.

Como resultado, a sociedade se dividiu em múltiplos “universos paralelos”, e cada universo pensa que sua própria realidade é a única, pois nunca encontra os habitantes de outros universos.

Como as mídias sociais aspiram nos manter nelas pelo maior tempo possível, elas nos mostrarão visões diferentes apenas quando começarmos a procurá-las. Se buscarmos nos conectar com pessoas que têm pontos de vista alternativos aos nossos, as mídias sociais nos apresentarão. Se procurarmos encontrar nossa própria imagem no reflexo, é isso que veremos.

Portanto, qualquer mudança nas mídias sociais, ou em qualquer forma de mídia, depende apenas de se, e em que medida, nós mesmos mudamos. Se quisermos criar laços, as mídias sociais nos ajudarão a criar laços; se quisermos separação, as mídias sociais nos ajudarão a dividir. É por isso que é essencial que deixemos de tentar provar que estamos certos e comecemos a tentar mostrar que nos importamos uns com os outros e queremos formar uma sociedade unida acima de todas as diferenças.