“Qual É O Seu Ponto De Vista Sobre O Conflito Russo-Ucraniano?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Qual É O Seu Ponto De Vista Sobre O Conflito Russo-Ucraniano?

A atual guerra russo-ucraniana desperta a consciência de que, como seres humanos, carecemos desesperadamente de correção e conexão positiva. Ela mostra como o ódio pode crescer entre duas nações que viveram lado a lado por muito tempo, que compartilham semelhanças em religião, língua e história, e que abrigam milhões de famílias que foram construídas sem se importar se as respectivas famílias dos cônjuges eram russas ou ucranianas. Apesar de suas semelhanças, elas enfatizam suas diferenças, diferenciando-se e distanciando-se uns dos outros até o ponto de ódio. E o ódio se transformou em guerra, como se elas não tivessem nada em comum.

Por que um estado tão terrível acontece? Porque a natureza humana – o desejo egoísta de desfrutar às custas dos outros e da natureza – não é corrigida em sua base. Além disso, esse ego já está exagerado e ainda inflando constantemente. Sem correção — sem redirecionar mutuamente nossas intenções para beneficiar uns aos outros e a natureza — ela está fadada a explodir, explodir em chamas e causar conflito e muito sofrimento.

Então não temos escolha a não ser extinguir as chamas da guerra corrigindo a nós mesmos, nossa natureza egoísta, que se apresenta hoje como o ego de uma nação atacando para dominar outra. Precisamos ver que a correção do ego é a única solução para este problema, pois é a única solução que trata o problema em sua essência.

Também precisamos entender que não podemos reparar a guerra em sua causa raiz – o crescente ego humano não corrigido – com os mesmos poderes egoístas à nossa disposição. Em vez disso, através da conexão uns com os outros acima de nossos impulsos egoístas, o que requer um método guiado, podemos atrair a força positiva que habita a natureza em nossas conexões e, ao fazer isso, obter a paz. Oremos para que a inclinação ao bem (intenções de se conectar positivamente uns aos outros) supere a inclinação ao mal (nossos impulsos egoístas inatos) de pessoa para pessoa, nação para nação e entre todas as nações.

Baseado na Reunião dos Escritores com o Cabalista Dr. Michael Laitman em 24 de fevereiro de 2022, e a Lição Diária de Cabalá em 25 de fevereiro de 2022. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.
Foto de Artur Voznenko no Unsplash.