“Guerra Rússia-Ucrânia: A Caixa De Pandora Está Aberta” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin: “Guerra Rússia-Ucrânia: A Caixa De Pandora Está Aberta

As ramificações desta guerra são muito mais profundas do que o impacto que causará aos envolvidos diretamente no conflito. Ela remodelará o mundo, pois é provável que outros atritos latentes entre países e territórios sejam ativados como consequência da situação Rússia-Ucrânia. Esta guerra acabou de abrir uma era de guerras, pequenas e grandes, entre diferentes povos.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse recentemente que esta guerra poderia facilmente se tornar “a maior guerra na Europa desde 1945”, e eu concordo. Se países com origens semelhantes não conseguem chegar a um acordo entre si, é muito mais provável que vários países que têm grandes diferenças e conflitos antigos possam facilmente entrar em guerra sem motivo aparente justificável.

A nível pessoal, entristece-me ver como o destino muda e mais uma vez nos encontramos em guerra. Eu lamento e fico inquieto, pois tenho muitos estudantes na Rússia e na Ucrânia que estão sob ameaça e sentem como a deterioração da situação está afetando a eles e ao mundo inteiro. Em Israel, eu também tenho muitos alunos que acompanham com preocupação o que está acontecendo na Europa Oriental, preocupados com o destino de seus familiares e amigos.

Minha esperança é que as manifestações de ódio entre russos e ucranianos cessem logo, dois povos que viveram lado a lado ao longo da história. Se ainda fosse possível, eu daria tudo para silenciar, acalmar, evitar a escalada, mas isso é impossível por enquanto.

Não há muito que possamos fazer nesta fase. Só podemos ansiar por paz e um cessar-fogo, falar para todas as partes mostrar moderação. As partes em conflito poderiam seguir o exemplo das tribos nativas americanas que enterraram sua hostilidade em uma cerimônia durante a qual tribos anteriormente em conflito concordavam em resolver suas diferenças e viver em harmonia, e selavam seu acordo com o chefe de cada tribo enterrando um machado de guerra no chão.

Tal cenário não parece realista nas circunstâncias atuais. Assim, acima das forças de hostilidade, acima do egoísmo e do controle como forças motrizes de todos os conflitos do mundo, só podemos erguer uma oração global pela paz, pedindo que todos nos demos bem com todos. Porque somente no poder da conexão e na conexão entre nossos corações, pode surgir uma grande força positiva, uma força que é capaz de unir todas as partes, reconciliar os inimigos, despertar a verdade em todos nós de que todos pertencemos a uma alma. Como está escrito: “Aquele que faz a paz nas alturas, faça a paz sobre nós…” (O Livro de Jó, 25:2)