Gritar De Um Pódio Não Vai Ajudar

271Pergunta: As pessoas do mundo do século XX, o mundo do passado, viviam com base na ideia de que cada pessoa pode encontrar alguma ocupação racional e que cada país precisa ser desenvolvido e produzir algo útil.

Então, em vários países – na Síria, Líbia, Iraque e Venezuela – jovens majores e coronéis, presidentes e pais da nação chegaram ao poder. Eles construíram fábricas e estradas, treinaram pessoas para se tornarem engenheiros e médicos, criaram brigadas de tanques e tentaram alcançar o padrão americano e alemão, e até o padrão soviético.

O que aconteceu? Como se descobriu de repente que entreter é mais lucrativo do que produzir algo, que especular em números é mais lucrativo do que trocar mercadorias e que gerenciar o caos é mais lucrativo do que gerenciar equipes? O velho mundo entrou em declínio e os líderes deixaram de ser pais.

Como isso aconteceu conosco?

Resposta: As pessoas descobriram que não precisam de tudo, nem de progresso ou qualquer outra coisa. Tudo o que as pessoas precisam é de pão e circo.

Pergunta: Nós somos tão primitivos?

Resposta: Esta é a nossa natureza! Isso não é o que se chama de primitivismo. O primitivismo é uma arte elevada.

Comentário: Mas nós somos a criação suprema da natureza, como diziam em nossa juventude.

Minha Resposta: Em sua juventude, você aprendeu que é a criação suprema da natureza. Mas na verdade eles simplesmente não queriam te contar. Se você, como uma pessoa prudente e sábia, quer viver sua vida racionalmente, escolha um trabalho tranquilo, um ambiente tranquilo e um hobby favorito.

Comentário: Então, a princípio, a humanidade queria algo e os líderes queriam ser os pais da nação, os pais de seu povo.

Minha Resposta: Eles só queriam estar no comando. Não havia mais nada neles. Eles não eram movidos por nada além do desejo de se mostrar egoisticamente, para melhor ou para pior, para ser falado, ter poder e fama.

Pergunta: Por que isso desapareceu?

Resposta: Primeiro, nosso egoísmo está mudando. E segundo, eles descobriram que nada de bom vem disso, e que toda a humanidade é ingrata. Não importa o quanto você tente fazer com que ela faça alguma coisa, ela não quer nada!

Pergunta: Para onde tudo está indo agora?

Resposta: Hoje nenhum dos líderes se importa que seu país, seu povo, seja maior, melhor, mais limpo ou especial.

Comentário: Que viva bem, viva melhor.

Minha Resposta: Seus filhos, sim. Mas apenas seus filhos.

Pergunta: Nós nos tornamos mesquinhos, menores?

Minha Resposta: O egoísmo tornou-se maior. Portanto, exige mais de nós e nós, é claro, não podemos contestá-lo de forma alguma.

Pergunta: Você está dizendo que nunca chegará um momento em que haverá cuidado com as pessoas? Mesmo uma preocupação ostensiva, não importa o quê, mesmo comentada?

Resposta: Não, você não pode mais comprar pessoas com isso. Você pode subir em qualquer pódio e gritar. Elas passarão por você e continuarão. É isso; o mundo já passou por tudo isso.

Pergunta: Então a pergunta principal é: para onde vamos? Para quais líderes? Um sábio pode se tornar um líder hoje?

Resposta: Não, ninguém. Qual sábio? Quem iria ouvi-lo? Um sábio é feito pelo público, que aponta para ele e diz: “Este é um sábio! Veja!”

Pergunta: Você acha que são as pessoas que escolhem o líder?

Resposta: Claro!

Pergunta: Elas podem escolher um líder hoje como no passado?

Resposta: Não. Está tudo acabado.

Pergunta: Não queremos nem escolher um líder que tome conta de nós, certo?

Resposta: Não. Em primeiro lugar, não acredito em ninguém, não confio em ninguém. Se eu escolher alguém hoje, amanhã vou rejeitá-lo. Acontece que não há líderes nem sábios; ficamos perdidos, confusos, pequenos e egoístas. E não precisamos de nada disso.

Mas também não sabemos o que precisamos.

Pergunta: O que vai acontecer?

Resposta: Acho que, como sempre, uma guerra escolherá grandes pessoas. Não consigo imaginar como é possível influenciar as pessoas. Afinal, ninguém ouve. Ninguém ouve.

Pergunta: Qual é o propósito da natureza? Qual é o propósito do Criador que nos colocou nesta posição?

Resposta: Desenvolver o egoísmo correto em nós, que entenderia que na verdade não tem propósito. É muito necessário, mas não visa o objetivo certo. E para fazê-lo se perguntar como se redirecionar.

Pergunta: Nosso egoísmo precisa sentir isso? Precisamos sentir isso?

Resposta: Sim, mas não temos suficiente acuidade interna de percepção para isso. Por isso não sabemos. A gente vai lá, a gente vai aqui…” Olha, Black Friday! Vamos correr para a loja!”

Pergunta: Você está dizendo que deveria haver algum tipo de dor?

Resposta: Sim. Uma tempestade! Uma tempestade muito séria.

Pergunta: Então, você está esperando uma tempestade e não pode haver outra maneira?

Resposta: Não. Essa tempestade não precisa ser física. Pode ser interna, dentro das pessoas, mas deve acontecer. Tem que entrar assim. Deve nos pegar de surpresa.

Pergunta: Poderia ser um vazio gritante ou algo mais?

Resposta: Uma pessoa cai sob sua influência e começa a mudar.

Ela finalmente vai querer um propósito – um real. Nem nas compras, nem na recreação, nem em nada. Ela vai querer um propósito porque vai entender que é isso que pode preenchê-la, detê-la, direcioná-la e dar-lhe significado.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 20/12/21