Grau Direto Ao Criador

530Rabash, “Artigo 17”: No entanto, é impossível receber a influência da sociedade se ele não estiver apegado à sociedade, ou seja, se não os apreciar. Na medida em que faz isso, pode receber deles a influência sem nenhum trabalho, simplesmente por aderir à sociedade. 

Isso significa sem nenhum esforço. Não preciso fazer um esforço que não sou capaz de fazer. Preciso fazer os esforços dos quais depende a minha atitude para com o grupo. Nossa ascensão acontece apenas na medida de nossa conexão no grupo. E a conexão depende da grandeza do grupo.

Na medida do meu apreço e da minha submissão aos amigos, na medida da minha conexão a eles, eu entro no mundo espiritual, nas qualidades espirituais. Por mais que eu anule meu egoísmo e amarre meus amigos a mim, eu me torno semelhante ao Criador e tudo se abre para mim. É assim em todos os graus.

É assim que temos que trabalhar em nós mesmos: a conexão com o grupo, a conexão com o Criador. Porque a conexão com o grupo é a construção de um Kli (vaso) e a conexão com o Criador é o preenchimento deste Kli de luz. E seguimos em frente! No próximo grau, acontece a mesma coisa: a conexão com o grupo, a conexão com o Criador, e seguimos em frente! É assim que avançamos o tempo todo.

Pergunta: A medida com que vemos nossos amigos maiores do que nós mesmos é necessária para fazer nosso ego sofrer? Precisamos continuar cada vez mais para que essa dor se intensifique até revelarmos o Criador?

Resposta: Você tem que se acostumar com a ideia de que isso não deve lhe causar sofrimento, mas, ao contrário, gratidão ao Criador por fazer isso com você e você pode pedir a Ele, pelo fato de ter um grau direto aqui, pelo qual pode subir.

Na medida em que você se aproxima do grupo, você se aproxima do Criador. Na medida em que se rebaixa, pode se aproximar deles. Aqui você tem que orar e pedir ao Criador que eleve a importância deles aos seus olhos, e não será mais difícil para você.

Da Convenção Internacional “Elevar-se Acima de Nós Mesmos” 07/01/22, “Aderir aos Amigos” Lição 3