Garantia Mútua: Suporte E Exemplo De Um Grupo

943Devemos nos elevar do nível terreno, egoísta para o nível espiritual – da qualidade de recepção à qualidade de doação, da intenção de receber à intenção de doar, da rejeição de amigos à conexão com eles, e assim organizar um ambiente que nos ajude a avançar.

É impossível alcançar a qualidade de Bina, a qualidade de doação, a qualidade do Criador, se não ajudarmos uns aos outros. Portanto, a coisa mais importante é, uma vez que determinamos nossa direção principal, que é alcançar a qualidade de Bina, a qualidade de doação, a qualidade da fé acima do conhecimento, acima de Malchut, precisamos colocar Bina acima de Malchut, a fé acima do conhecimento, e lutar por amor e doação, apesar do nosso desejo original de receber e cuidar de nós mesmos.

Só assim seremos capazes de subir ao próximo grau e continuar movendo de um grau para outro a cada vez.

Cumprir a condição de adesão à qualidade de doação na fé acima da razão, ou seja, elevar-se ao mundo superior, só é possível com o exemplo e a ajuda do ambiente. Afinal, se eu tiver um ambiente apropriado que valorize corretamente a unificação e anseie por elevar-se acima do egoísmo pessoal e coletivo, eu posso, dentro deste ambiente como dentro de um barco, me direcionar para a qualidade de doação, a qualidade do Criador.

O mais importante é entender que uma pessoa não pode fazer nada aqui. É impossível cumprir a condição de “fé acima do conhecimento”, isto é, ascender de Malchut a Bina, de receber a doar, sem o apoio e exemplo do grupo.

Não posso cuidar de mim espiritualmente porque sou egoísta. Mas posso ajudar meus amigos dando-lhes a importância da doação, a grandeza do Criador e a grandeza da unidade. Além disso, é mais fácil para mim fazer isso com respeito aos meus amigos do que em relação a mim mesmo, uma vez que, ao falar sobre a qualidade de doação, eu a dirijo, por assim dizer, não para mim mesmo, não para o meu egoísmo.

Nós existimos em um vaso quebrado, em desejos quebrados, mas somos muitos e, portanto, podemos ajudar uns aos outros. Mesmo egoisticamente, podemos mostrar aos nossos amigos vários exemplos altruístas e, assim, gradualmente convencer uns aos outros de que dar e unir é bom.

Há um fator muito interessante aqui. Embora eu ouça muitas noções contrastantes e indesejáveis ​​do ambiente, o fato do ambiente ser grande me permite aos poucos me tornar imbuído de sua grandeza, de sua correção. Eles agem sobre mim porque esta é a lei do nosso desejo coletivo (Kli, vaso).

Se estou nele, o ambiente age sobre mim. Seja o que for, ele me preenche com suas noções. Vou aceitá-los aos poucos porque sou um produto desse ambiente.

Posso encorajar meus amigos, ajudá-los a se elevarem acima de si mesmos, e eles podem fazer o mesmo. Esta é a lei da garantia mútua; ainda que todos nós sejamos egoístas e não haja indícios de ações espirituais em nós, se trabalharmos corretamente juntos, se encorajarmos uns aos outros, se aparentemente mostrarmos um exemplo de como é bom estarmos unidos, e se ajudarmos uns aos outros a se elevarem na fé acima da razão, isso definitivamente influenciará cada um de nós.

Da Convenção Internacional “Elevar-se Acima de Nós Mesmos” 09/01/22, “Trabalhar em Responsabilidade Mútua” Lição 6