“Como As Sociedades Mudam E Quais São As Principais Forças De Mudança?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Como As Sociedades Mudam E Quais São As Principais Forças De Mudança?

Nossa natureza é desfrutar, receber prazer, e nosso desejo de desfrutar cresce constantemente. Como resultado de seu desenvolvimento, exige sempre um cumprimento novo e diferente. Da mesma forma, quanto mais cresce o desejo de desfrutar, mais a humanidade desenvolve formas cada vez mais sofisticadas de se realizar.

Estamos atualmente em um estado único. O capitalismo chegou ao seu beco sem saída. Temos tentado revivê-lo nos últimos 50 anos, mas não funcionou. Hoje, a natureza está nos desenvolvendo em um novo estado contra nossa vontade.

No passado, participávamos de transições que aconteciam em toda a sociedade, porque tais transições se alinhavam com o crescimento de nossos desejos egoístas, nossa natureza. Desenvolvemos cada grau sucessivo de nossa sociedade, dando passos para passar da escravidão ao feudalismo e depois ao capitalismo, que é o que temos agora.

Hoje, no entanto, não encontraremos a paz permanecendo em um sistema capitalista, e seremos incapazes de criar o próximo nível de desenvolvimento pela força de nossa própria vontade, porque atingimos a saciedade de nosso desenvolvimento egoísta. Nosso ego não precisa mais crescer para um novo nível de desenvolvimento e, portanto, não precisamos construir nenhum novo estado por meio de nossos meios comuns, como fizemos no passado.

Nosso próximo grau de desenvolvimento será aquele que se opõe ao nosso ego. Precisaremos nos adaptar ao nosso próximo grau de desenvolvimento invertendo nosso egoísmo, assim como nós mesmos. Precisaremos crescer conscientemente, reconhecer que a força egoísta que impulsionou nosso desenvolvimento até hoje é uma força negativa que nos leva a cada vez mais problemas e crises em nossa era atual. Ao perceber a negatividade em nossos desejos egoístas, precisaremos concluir que precisamos subir para um estado oposto.

Hoje, o ego não nos desenvolve mais. A natureza está nos desenvolvendo de acordo com sua própria forma, que é altruísta, interconectada e interdependente. Precisamos, portanto, nos adaptar e construir a humanidade em harmonia com a natureza, e não mais nos desenvolver contradizendo-a. Devemos desenvolver laços de conexão positiva em toda a sociedade humana, em vez de deixar proliferar as formas egoístas de explorar os outros em nome do benefício próprio.

Hoje, estamos à beira de um novo tipo de transformação e transição. Não podemos mais nos desenvolver seguindo naturalmente o crescimento do ego, porque o ego se tornou exagerado e saciou seu desenvolvimento.

É muito difícil, porque a humanidade não entende que saciamos o desenvolvimento egoísta, e os governos certamente não entendem. O capitalismo de compadrio está em um estado em que cada um de seus proponentes sustenta os outros e não deseja pensar em nenhuma mudança.

Os Cabalistas de hoje sentem que é seu dever explicar o que a humanidade encontrará em breve, porque ao contrário das revoluções que tivemos no passado, que mudaram a face da humanidade, agora encontramos um tempo não de revolução, mas de uma inversão completa. Esperemos que consigamos explicar isso e, ao fazê-lo, ajudemos a compreender e mitigar as mudanças pelas quais a sociedade humana precisa passar. Caso contrário, a humanidade passará pela próxima fase de seu desenvolvimento através de muita dor e sofrimento infelizes.

Baseado no vídeo “Por que as mudanças acontecem?” com o Cabalista Dr. Michael Laitman e Chaim Ratz. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.