Três Pontos Em Uma Base Estável

232.06Comentário: Você disse que a crueldade não é uma boa qualidade e que uma sociedade construída sobre a crueldade não pode sobreviver. A propriedade mais duradoura da natureza é a misericórdia. Porém, você diz que ajudando os outros, não os ajudaremos e não consertaremos nada. Há uma certa contradição aqui.

Minha Resposta: Não vejo nenhuma contradição particular nisso. O que significa ajudar os outros? Se dermos algo a alguém, estamos realmente ajudando? Este é o problema.

Se mostrarmos misericórdia e libertarmos, digamos, a um assassino ou um ladrão, não praticamos nenhum ato de misericórdia e talvez até mesmo causemos danos irreparáveis ​​ao mundo.

Sempre insinuo a essência mais profunda do problema e de nossas ações. A propriedade da misericórdia não é a propriedade com a qual você pode corrigir o mundo. O mundo é geralmente corrigido por meio do que é chamado de linha média, quando justapomos duas linhas, direita e esquerda, a propriedade da misericórdia e a propriedade do julgamento, e elas podem ser direcionadas juntas para a semelhança do Criador.

Para elevar qualquer ação, propriedade, ideia, ao nível correto, a uma base estável, precisamos de três pontos, “três pernas de uma mesa”. Isso é o mínimo.

A essência das “três pernas” é a seguinte. Recebemos a propriedade de doação e a propriedade de recepção, e devemos aplicar essas duas propriedades corretamente. Como eles podem ser justapostas corretamente uma contra a outra? Onde deveria haver mais misericórdia e onde estão as propriedades de julgamento, restrições? Bater ou não bater, executar ou perdoar? Para isso, devemos necessariamente revelar o Criador.

Quando combinamos ambas as propriedades e as direcionamos ao Criador, Ele nos dá uma orientação clara sobre como podemos justapor internamente as duas. Então nós nos desenvolvemos.

Ou seja, precisamos de três pontos: dois chamados anjos, duas forças, recepção e doação, e eles estão em nós. Mas o mais importante, o terceiro ponto, é que precisamos da revelação do Criador.

Portanto, a sabedoria da Cabalá nos é dada apenas para que possamos entendê-Lo. Mas Ele é revelado a uma pessoa apenas na medida em que a pessoa deseja receber um exemplo de como perceber internamente sua semelhança com o Criador.

De KabT, “Close-Up. Destino e O Livro do Zohar”, 05/02/10