Todo Medicamento É Veneno

232.05Se eu quiser realizar alguma ação poderosa, tenho que usar uma força direcionada contra ela. Então receberei uma força adicional através da qual apoiarei minha ação.

Portanto, para alcançar a realização espiritual com fé acima da razão, precisamos dessa razão. Quanto mais trabalho acima da razão, contra ela, mais isso aumenta minha fé. Não há força na fé em si.

A fé é doação, que é muito fraca por si só. Mas se eu a amplifico através da razão, eu elevo a fé ao nível da razão, e desta forma, ascendo ao grau de Keter.

Acontece que precisamos de forças opostas, as forças do mal. Assim, o Criador criou a inclinação ao mal e, além disso, a Torá, que é um meio para corrigi-la. A Torá é a força que nos ajuda a superar a força do mal que é revelada em nós a cada vez. Desta forma, nos elevamos cada vez mais acima do mal para nos assemelharmos à força de doação, a força do bem.

Mesmo que a força de doação seja muito pequena, elevando-a à altura de todo mal, ela se torna alta, forte e grande.

Portanto, precisamos apreciar as perturbações e entender cada vez mais o mecanismo desse trabalho, ou seja, entender que precisamos de estados ruins.

Não é à toa que o símbolo da medicina é uma cobra de cujo veneno fazemos medicamentos. Sabe-se que “Todo medicamento é um veneno, mas nem todo veneno é um medicamento”. Cada medicamento em sua base é um veneno que usamos como medicamento.

Mas nem todo veneno é um medicamento. Ou seja, até processarmos esse veneno corretamente, não podemos usá-lo como medicamento.

É por isso que se diz que não há mal no mundo, mas só nos parece por enquanto até que nos elevemos e demos a todo esse mal a forma de doação. Quando somos capazes de transformá-lo em doação, atraindo a luz superior para ele que o corrigirá, a escuridão se transformará imediatamente em luz, o amargo em doce e o veneno em remédio.

Isto é o que estamos tentando implementar na prática estudando artigos de Cabalistas sobre o tema “Fé acima da Razão”: como usamos a razão, o desejo de receber egoísta, e construímos acima dela o desejo de doar. Então, dependendo do grau de espessura do egoísmo revelado no desejo de receber (zero, um, dois, três e quatro), alcançamos a força de doação (Nefesh, Ruach, Neshama, Haya, Yechida), cinco graus que são divididos em 125 graus.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 28/01/22,, “Fé Acima da Razão”