Ser Um Zero Completo

232.031A importância do trabalho é justamente quando a pessoa chega a um estado de zero, quando se vê que anula toda a sua existência e ser, pois o desejo de receber não tem poder. Só então a pessoa entra na Kedushá. (Baal HaSulam, Shamati, 19. “O que significa ‘O Criador Odeia os Corpos’ na Obra?”)

No entanto, antes da anulação, a pessoa tem um grande trabalho, quando não quer nada para si. Ela quer apenas uma coisa: estar no estado zero como se não existisse e o egoísmo não tivesse controle. Só depois disso ela começa a entrar no mundo espiritual, o sentimento do Criador.

Na sabedoria da Cabalá, chamamos isso de Tzimtzum, restrição. Ao mesmo tempo, o desejo não desaparece, apenas se restringe, e entramos em outras qualidades. Por outro lado, trabalhando com nosso desejo de receber, já operamos com ele como se fosse para doar.

Pergunta: Como posso anular minha existência neste momento?

Resposta: Tente fazê-lo fisicamente. É por isso que somos criados no mundo corpóreo. Não importa se estamos no egoísmo ou no altruísmo. Estamos dando os primeiros passos em nosso mundo onde podemos existir fisicamente, ou seja, estar em contato uns com os outros, independentemente de nossas qualidades internas.

Devemos tentar fazer o que os Cabalistas aconselham. Comece anulando-se na prática diante dos amigos na dezena. O que quer que a dezena decida no âmbito do nosso progresso comum, devo aceitar incondicionalmente com alegria, entendendo que isso me puxa para a meta. E avance com isso.

Pergunta: Neste momento, estou sentado na aula. Eu tenho um milhão de desejos e pensamentos diferentes. Como posso anulá-los diante dos meus amigos?

Resposta: É por isso que temos a preparação para a lição. Devemos estar preparados para o fato de que vamos nos anular diante de nossos amigos. Tudo o que eu quero fazer agora é estar dentro do meu coração, focar nele apenas o meu desejo de conexão com o Criador, com o propósito da criação. Por isso, me anulo e me integro aos amigos. Ou seja, preciso me anular completamente diante do meu grupo.

Eu quero estar dentro deles. Quero estar junto com eles especificamente neste barco, que todos formamos a partir de nossos desejos e anseios.

Da Convenção Internacional ““Elevar-se Acima de Nós” 07/01/22,  “Anulação perante os Amigos”, Lição 2