“Se Você Atropelar ‘Placas De Sinalização’, Espere Acidentes” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin: “Se Você Atropelar ‘Placas De Sinalização’, Espere Acidentes

Agora que estamos enfrentando uma quarta dose, ou um segundo reforço, escolha seu termo, é óbvio que estamos lidando com a pandemia da maneira errada. Não faz sentido ser vacinado a cada seis meses ou mais. Não podemos vencer o vírus porque não entendemos que ele não é um inimigo externo, mas surge de dentro de nós por um motivo. Até que entendamos por que ele está aqui, não saberemos como lidar com isso.

SARS-COV-2 é uma placa de sinalização. Como todas as placas de sinalização, é o lugar ideal para nos manter no caminho certo. Porém, em vez de seguir a placa de sinalização, pensamos que é um obstáculo no nosso caminho e tentamos atropelá-la.

Para saber como lidar com o vírus com sucesso, primeiro precisamos saber para que ele serve. Por que veio especificamente agora e não antes ou depois? Por exemplo, recentemente, uma combinação de novos algoritmos e tecnologias identificou centenas de micróbios até então desconhecidos que vivem em nossos corpos. Existem inúmeros outros que não conhecemos e muitos deles são vírus.

Um vírus não é necessariamente patogênico. Ele se torna nocivo quando o estimulamos a agir contra nós.

Em outras palavras, nosso comportamento negativo induz mudanças negativas no vírus, assim como induz mudanças negativas em toda a natureza. O vírus é uma placa de sinalização no sentido em que indica que nos extraviamos. Se voltarmos ao caminho certo, o vírus desaparecerá. Se não voltarmos, ele permanecerá até voltarmos, ou outra dolorosa placa de sinalização tomará seu lugar até que entendamos.

A única maneira de nos mantermos no caminho certo é levar um estilo de vida equilibrado. Se mudarmos do carvão para a energia solar e da gasolina para a eletricidade, mas não mudarmos nossa atitude abusiva e exploradora em relação às outras pessoas e ao meio ambiente, nada mudará para melhor. Veremos desastres crescentes em todos os níveis, desde terremotos, tsunamis, inundações e incêndios, passando por secas, tempestades e aumento do nível do mar, até epidemias e, finalmente, colapso social, caos e guerra.

Todos eles são placas de sinalização. Eles vão parar de nos prejudicar quando pararmos de esbarrar neles. Quando adotarmos um estilo de vida equilibrado, onde vivemos em harmonia uns com os outros e com toda a natureza, quando nutrirmos reciprocidade e desenvolvimento mútuo em vez da arrogância e degradação dos outros, não estaremos em conflito uns com os outros ou com a natureza.

Enquanto nos colocarmos em rota de colisão com as pessoas ao nosso redor e com a natureza, teremos acidentes. Quando promovermos a consideração mútua na sociedade e nos alinharmos com o planeta em que vivemos, nossas vidas serão uma jornada tranquila e alegre. É senso comum básico.