“Qual É O Plano Da Natureza?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Qual É O Plano Da Natureza?

O plano da natureza é facilitar cada grau de desenvolvimento da natureza, de um grau ao outro, a fim de alcançar gradualmente o mais alto grau evolutivo, o humano.

Em hebraico, a palavra para “humano” (“Adão”) vem da palavra para “semelhante” (“Domeh”), e um ser humano é aquele que se torna “semelhante ao altíssimo” (“Domeh le Elyon”). Nosso grau animado inato é o desejo de desfrutar, e esse desejo de desfrutar permanece intacto em todas as mudanças que adquirimos. A natureza, em sua fonte, é uma única força e pensamento que não tem intenção de benefício próprio, mas apenas age no sentido de dar. Em outras palavras, a força geral da natureza (altruísmo) é oposta à nossa natureza inata (egoísmo).

Enquanto nosso desejo inato e animado de desfrutar permanece intacto, podemos desenvolver nossos pensamentos, intenções e atitudes uns com os outros e com a natureza, de modo que eles mudem de desejar desfrutar apenas para benefício próprio, para desejar desfrutar beneficiando os outros e a natureza. Em outras palavras, no nível de nossos pensamentos, intenções e atitudes uns com os outros e com a natureza, acima do nosso desejo inato de desfrutar, podemos nos tornar semelhantes (“Domeh”) à força geral da natureza, que é o que nos transforma em seres humanos.

O plano da natureza é, portanto, desenvolver-nos não para nos tornarmos a natureza, mas para nos tornarmos como a natureza em nossos pensamentos, intenções e atitudes uns com os outros, ou em outras palavras, mudar nossas atitudes uns com os outros de egoístas para altruístas, de uma conexão negativa para uma positiva. Quando fazemos isso, passamos por uma mudança monumental de sermos opostos à natureza – recebendo da natureza a cada momento – para sermos parceiros da natureza em nossas atitudes uns com os outros e com a natureza, e assim alcançamos o equilíbrio com a natureza. Fazer tal mudança também significa atingir um estado de completude, perfeição e eternidade: sensações opostas ao nosso atual estado animado.

A natureza está nos guiando para esse estado exaltado. Além disso, o grau humano é o grau final de nossa evolução para o qual estamos nos desenvolvendo. Não podemos subir mais do que isso. Só podemos adquirir a qualidade altruísta da natureza em nossos pensamentos, intenções e atitudes, mas não em nossa real natureza receptiva.

Baseado em uma sessão de perguntas e respostas com o Cabalista Dr. Michael Laitman em 2 de dezembro de 2021. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.

Comente