“Qual Atividade Humana Causa A Mudança Mais Prejudicial No Ambiente Natural?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Qual Atividade Humana Causa A Mudança Mais Prejudicial No Ambiente Natural?

A natureza, que inclui a humanidade, é um sistema único, integral e fechado.

Os humanos detêm o nível mais alto na natureza, ou seja, dos quatro níveis, inanimado, vegetativo, animado e humano. Somos o nível mais alto, porque temos a influência mais íntima na natureza, não apenas física e mecanicamente, por exemplo, com o desenvolvimento de nossas tecnologias, mas também mental e emocionalmente.

Como tal, embora possa parecer que nossa atividade tecnológica e industrial cause mais danos ao meio ambiente natural, o que realmente causa mais danos são nossas atitudes negativas uns com os outros. O ódio que existe no nível humano – que não existe nos outros níveis da natureza – corrompe a natureza. Por um lado, estamos em um sistema fechado, interconectado e interdependente e, por outro lado, nossas atitudes negativas em relação ao outro em tal sistema afetam negativamente todos os tipos de conexões entre nós e a natureza.

O que precisamos entender é que existimos em um campo de pensamentos e desejos. Além das forças físicas que vemos e sentimos com nossos sentidos, descobrimos cada vez mais que existem forças mais profundas em ação. Por exemplo, já vivemos em períodos em que não sabíamos que existiam eletricidade, ondas de rádio e energia atômica, mas acabamos descobrindo essas forças.

Estamos chegando mais perto do limiar de descobrir que nossos pensamentos, desejos e atitudes negativas em relação uns aos outros prejudicam a natureza mais do que qualquer atividade física que realizamos, por exemplo, mais do que derrubar árvores ou queimar combustíveis fósseis, como comumente pensamos. Além disso, os pensamentos e desejos mais prejudiciais em relação ao nosso ambiente natural são aqueles em que desejamos prejudicar uns aos outros. Se nos concentrarmos em corrigir nossos pensamentos, desejos e atitudes em relação uns aos outros, também descobriremos uma resposta favorável da natureza – veremos como todos os tipos de fenômenos que percebemos como negativos, como desastres naturais, diminuiriam quanto mais nos engajarmos em mudar nossas atitudes uns para com os outros de negativo para positivo, egoísta para altruísta e odioso para amoroso.

Baseado no vídeo “O ódio às pessoas é a força mais destrutiva do ecossistema” com o Cabalista Dr. Michael Laitman. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.
Foto de The Humantra no Unsplash.