“Por Que Nosso Mundo Está Se Tornando Mais Perigoso?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Por Que Nosso Mundo Está Se Tornando Mais Perigoso?

O ego humano impulsiona nossa evolução. À medida que nosso ego se torna globalmente interconectado, nossas conexões egoístas se interligam, e nos encontramos em uma espécie de poço de cobras, onde todos querem usar todos os outros para seu benefício.

Mesmo que o ego crescente nos desenvolva tecnologicamente, cientificamente e socialmente, precisamos chegar a um estado em que questionamos como chegamos a isso.

Em vez de nos tornarmos mais felizes quanto mais nos desenvolvemos, nosso desenvolvimento egoísta leva ao contrário. Descobrimos que ninguém realmente se beneficia de tal forma de desenvolvimento, exceto alguns que conseguem torcer a seu favor.

Portanto, não vejo nada de positivo em nosso chamado “progresso” além de nos aproximar de um estado que a Cabalá chama de “o reconhecimento do mal”. O reconhecimento do mal acontece quando percebemos que nossos objetivos estão errados, que levam a resultados negativos, aumento do sofrimento, uma vida terrível, e não temos escolha a não ser reexaminar toda a nossa existência, questionando como chegamos a tal estado.

Além disso, o que significa que nosso ego se tornou globalmente interconectado hoje, e como isso contribui para que o mundo se torne cada vez mais perigoso?

De acordo com a Cabalá, o ego humano que impulsiona nossa evolução é chamado de “desejo de desfrutar” com a intenção de desfrutar apenas para benefício próprio. Quanto mais nos desenvolvemos, maior o ego e mais forte a realização de nossos objetivos egoístas. Então nos encontramos cada vez mais querendo devorar os outros e a natureza para ganhar com o mundo, mesmo que isso signifique destruir o mundo no processo.

A razão pela qual ainda não percorremos todo o caminho e iniciamos uma guerra total é porque vemos o fim do mundo como nosso próprio fim. No entanto, várias crises – econômicas, culturais e sociais – surgem em nosso mundo hoje, ameaçando irromper em tal guerra.

Se quisermos aliviar mais sofrimento e mudar o rumo para um caminho positivo, precisamos de uma nova forma de educação, capaz de transformar nossas relações egoístas em altruístas. Ao mudar as influências educacionais, midiáticas e culturais que encontramos diariamente para aquelas que ensinam como nossa verdadeira natureza opera, a necessidade de apreciar a conexão positiva sobre a divisão, bem como exemplos e exercícios regulares desta última, e como o altruísmo e a conexão positiva são as leis fundamentais da natureza, estaríamos então no caminho para a maior transição da história – do perigo crescente, incerteza, vazio e ansiedade para uma vida harmoniosa, equilibrada, pacífica e feliz para todos.

Baseado em um vídeo “Por que nosso mundo está se tornando mais perigoso?” com o Cabalista Dr. Michael Laitman e Nitzah Mazoz. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.
Foto de Matt Artz no Unsplash