O Que Uma Pessoa Sente Antes Da Morte?

627.2Pergunta: Médicos e enfermeiras de hospitais e hospícios dizem que, na maioria das vezes, antes da morte, as pessoas admitem a alguém de seus entes queridos que as amam. A frase “eu te amo” é pronunciada pela maioria dos pacientes moribundos. Várias pessoas têm a sensação de que isso é o que elas perderam na vida.

Até mesmo um materialista como Steve Jobs escreveu em sua carta final: “Valorizem o amor por sua família, amor por seu cônjuge, amor por seus amigos. Tratem-se bem. Valorizem os outros”.

O que você pode dizer sobre o fato de uma pessoa antes da morte dizer “eu te amo”?

Resposta: Uma pessoa antes da morte começa a sentir algo do mundo da verdade. Ela não é apenas iluminada pelo futuro, ela escapa do egoísmo do passado. Afinal, o que significa a morte? Em primeiro lugar, significa a morte do nosso egoísmo. Se ela adquire algo depois disso é outra questão.

Pergunta: Isso é algum tipo de limite entre se importar apenas com você e sair para um espaço completamente diferente? E há uma pequena verdade aí.

Resposta: É pequena, mas é aqui que começamos a alcançá-la e um novo mundo se abre.

Pergunta: “Eu te amo” é essa verdade?

Resposta: Sim, é aqui que começa. Do fato de que agora você sente que não amou e o que significa realmente amar.

Pergunta: Eu sinto neste momento que vivi para mim mesmo, amei apenas a mim mesmo?

Resposta: Muito!

Pergunta: O que há nesta última confissão, neste clamor, nesta oração?

Resposta: A pessoa percebe que toda a sua vida em seu egoísmo foi basicamente errada. No entanto, há quem diga o contrário: “Beba, fume, festeje, tire tudo o que puder da vida”. É sério. Eu ouvi isso. “Não leve mais nada em consideração! Satisfaça seus desejos”.

Comentário: Esta é uma reviravolta interessante. De repente, do romântico “eu te amo” para isso…

Minha Resposta: Este não é um romântico “eu te amo”. Isso é o que uma pessoa realmente sente. Estes não são sentimentos românticos de “eu amo – eu não amo”.

Pergunta: Isso é uma iluminação de tal verdade?

Resposta: Sim.

Pergunta: Ainda assim, você poderia me dizer o que está por trás de “Eu te amo”?

Resposta: Depende de que tipo de pessoa está dizendo isso.

Pergunta: Mas na verdade, o que está por trás da frase “eu te amo”?

Resposta: Eu te amo significa que eu quero me sentir como algo inexistente que só te preenche e se alegra com a tua realização.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 29/11/21

Comente