Nenhuma Boa Ação Fica Impune

49.01Comentário: Por que os altruístas muitas vezes não causam gratidão, mas ressentimento? Os especialistas dizem que é porque duvidamos de seu altruísmo e vemos o cálculo por trás de tudo. Assim, as boas ações se transformam em menos gordura. Os psicólogos chamam esse fenômeno de massa de “síndrome da derrogação do benfeitor”.

Acredita-se que a maneira mais confiável de evitar menosprezar as boas ações é fazê-las em segredo. Se outras pessoas acidentalmente descobrirem sobre elas, e isso acabar tendo um impacto positivo em sua reputação, considere isso um bônus. Oscar Wilde disse muito bem: “A melhor sensação do mundo é fazer uma boa ação anonimamente e alguém descobrir”.

Minha Resposta: Sim. Outros descobrem “acidentalmente”, entre aspas.

Pergunta: Isso significa que nosso mundo é construído de tal forma que não podemos fazer nenhuma ação altruísta?

Resposta: Não podemos de forma alguma. Esta é a nossa natureza. Só conseguimos fazer bagunça em todos os lugares, usamos, quebramos e violamos. Não podemos agir de outra forma. Portanto, devemos pensar na maneira de nos limitarmos razoavelmente a tal ponto que violamos tudo ao nosso redor o menos possível.

Isso só é possível através da educação de uma pessoa.

Pergunta: Existe uma boa ação no nível do nosso mundo?

Resposta: Uma boa ação ao nível do nosso mundo é quando tratamos o nosso mundo como a nossa casa, comum a todos nós, e somos como uma família, e cuidamos de todos.

Se uma pessoa tiver essa atitude, é claro que colocaremos este mundo em ordem. Já passamos de algum pico de consumismo excessivo, destruição e distorção de tudo o que é possível, e agora temos que colocar tudo em ordem um pouco, ou seja, nos limitar em tudo o que não é necessário.

Pergunta: Uma pessoa pode chegar a isso?

Resposta: A natureza a forçará. Existe algo como necessário e suficiente. A restrição mútua por todos nós, que é voluntária e aceita por cada um de nós, a fim de tornar nosso planeta confortável para nós mesmos e para as gerações futuras, é necessária.

Comentário: Mas as pessoas dizem: “É isso que queremos”. Existem muitos desses movimentos.

Minha Resposta: Elas realmente não fazem nada. Não podemos fazer isso à força e não podemos fazer isso gritando nas praças.

Pergunta: Como podemos fazer isso?

Resposta: Educando as pessoas! Todos esses ambientalistas e o Greenpeace só fazem muito barulho e causam ódio e desconfiança.

Pergunta: Qual deve ser a base dessa educação?

Resposta: Transformar toda a humanidade em uma família e toda a Terra em um apartamento confortável para todos, em nosso lar.

A natureza vai nos forçar a fazer isso. Estamos em tal estado. Talvez passemos por outra coisa. Por exemplo, pode haver uma guerra mundial e metade da humanidade ou a maior parte dela ser destruída. Chegará a isso de qualquer maneira. A natureza traz tudo ao equilíbrio.

Pergunta: Você percebe que este é um processo educacional muito longo, considerando quem é uma pessoa?

Resposta: Esse é um processo longo, mas depende do entendimento da necessidade dele.

Pergunta: Quem pode ser professor em tais escolas, tais universidades da vida?

Resposta: Aquele que se elevou um pouco acima de seu nível natural egoísta pode ser um professor.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 21/12/21