“Energia Limpa Exige Intenções Limpas” (Medium)

Medium publicou meu novo artigo: “Energia Limpa Exige Intenções Limpas

O padrão-ouro para energia limpa é ser “neutro em carbono”. Se a produção de energia não emite mais carbono do que absorve, esse processo é considerado energia limpa. Recentemente, pesquisadores do Technion Institute of Technology ultrapassaram o padrão-ouro. Eles conseguiram gerar eletricidade a partir de algas com “correntes que estão no nível daquelas obtidas de células solares padrão”. Melhor ainda, no processo, as algas emitiram oxigênio e absorveram carbono. Esse processo “negativo de carbono” gera energia e limpa o ar.

Lamentavelmente, a humanidade não desfrutará dos frutos desta descoberta impressionante. A natureza humana garantirá que somente aqueles que “possuem” a patente serão beneficiados. O resto de nós pagará por isso, se pudermos, e o meio ambiente será abusado de outra maneira desagradável.

A natureza tem abundância. Com a abordagem correta, podemos prover a nós mesmos toda a energia, comida e tudo o mais de que precisamos com muito pouco esforço. Poderíamos realmente viver no Céu na Terra se apenas mudássemos nossa atitude.

Em nossa atitude atual, tentamos constantemente ganhar o máximo que podemos, muito mais do que precisamos, para que outros não tenham. Ao fazer isso, nos condenamos a uma guerra constante com todas as pessoas, com toda a humanidade e com toda a natureza. Em outras palavras, nossa atitude egocêntrica e malévola em relação aos outros nos condena a uma guerra eterna desde o dia em que nascemos até o dia em que morremos – esgotados e derrotados.

A natureza dá a todas as criações exatamente o que elas precisam. Ela também instalou nelas o instinto de usar apenas o que precisam para satisfazer suas necessidades e não além. Mas a natureza criou seres humanos diferentes: gananciosos, abusivos e dominadores.

Há uma boa razão para as “falhas” que a natureza construiu em nós: se fizermos um esforço consciente para nos transformar e nos tornarmos como o resto da natureza, entenderemos e sentiremos a natureza em um nível mais profundo do que qualquer outro ser.

Assim como a natureza dá a todos exatamente o que eles precisam, nós também devemos aprender a ver que todos têm o que precisam, inclusive nós mesmos, e que ninguém abusa ou explora os outros. Se adotarmos essa abordagem, descobriremos inúmeras maneiras de melhorar nossas vidas. Teremos toda a energia de que precisamos e muito mais, toda a comida, água, moradia, educação, recreação e tudo o que quisermos, e em abundância. Enquanto não tentarmos negar aos outros o que eles precisam ou prejudicá-los de alguma outra forma para nosso próprio prazer, nossas vidas serão perfeitas.

Usando a abordagem atenciosa, não haverá guerras, falta de nada e poluição. Com todos os sistemas da Terra em equilíbrio, ela finalmente se tornará o céu que deveria ser, quando o único elemento nocivo nela for reformado.