Eleve Os Amigos Aos Seus Olhos

592.04Rabash, Artigo No. 21 (1986), “Acerca da Razão”: É por isso que eles disseram que quando a inclinação ao mal vem e lhe mostra a baixeza dos amigos, ele deve ir acima da razão. Mas certamente seria melhor e mais bem-sucedido se ele pudesse ver com a razão que os amigos estão em um grau superior ao seu.

Não devo esquecer que tudo o que sinto em meus cinco sentidos é retratado pelo meu egoísmo. Ele me mostra que tipo de mundo me rodeia e o que é o grupo. E eu percebo isso apenas através do meu egoísmo.

Portanto, se desejo ver o mundo diferentemente do que meu ego o descreve, e posso fazê-lo apenas com um esforço externo, com o esforço do grupo, eu posso me elevar acima dessa imagem egoísta e começar a sentir o mundo do Criador em vez disso. E isso é muito simples de fazer.

Quando a inclinação ao mal vem e lhe mostra a baixeza dos amigos, ele deve ir acima da razão. Ou seja, acima do que ele vê, embora possa ver cada amigo de forma pouco atraente, ele deve usar seus esforços para elevar seu amigo o mais alto possível.

Mas certamente seria melhor e mais bem-sucedido se ele pudesse ver dentro da razão — dentro de sua razão — que os amigos estão em um grau superior ao seu.

Mas se ele não vê isso em sua razão, deve imaginar com fé acima da razão que seus amigos, contrariamente à sua opinião, estão acima dele.

Daí a conclusão: a única saída correta de qualquer estado é elevar os amigos aos seus olhos. A qualquer momento, tenho que pensar em como mantê-los cada vez mais altos em meus sentimentos, mente e impressões. Este deve ser o nosso trabalho permanente. Então alcançarei o estado em que vejo o Criador através deles.

Da Convenção Internacional “Elevar-se Acima de Nós Mesmos” 07/01/22, “Aderir aos Amigos”, Lição 3

Comente