Contra A Corrente

546.02Se soubéssemos quanto perdemos porque não temos o desejo de doar, ansiaríamos por ele egoisticamente e procuraríamos onde comprar o desejo de doar para lucrar com ele e ter sucesso na vida. Portanto, a realização que pode ser alcançada através da doação está escondida de nós. Caso contrário, estaríamos perseguindo-a egoisticamente como um ladrão que corre na frente de todos e grita: “Pega ladrão!” Nesse caso, o desejo egoísta nunca nos deixaria, mas correria conosco para os prazeres espirituais.

No entanto, como os prazeres espirituais são opostos aos corporais, eles não parecem atrativos ao nosso egoísmo e isso nos impede de alcançá-los. Acontece que temos que trabalhar contra nossa vontade como se nadássemos contra a corrente.

A corrente ao longo da qual estamos tentando nadar é o desejo de doar, e não nos permite avançar com nossas intenções egoístas. O que devemos fazer? Devemos pedir ajuda ao Criador porque Dele vem tanto o desejo de receber quanto o desejo de doar. Ele é a fonte de ambos.

Portanto, pedimos a Ele que nos deixe sentir a grande importância do desejo de doar a tal ponto que gradualmente deixaremos de sentir o desejo de receber como um obstáculo.

E mesmo vice-versa, depois de fazer uma restrição em nosso egoísmo, deixando psicologicamente de perceber a recepção como algo bom, começamos a transformar a recepção em doação.

Acontece que quanto mais recebo, mas para doar, mais ganho. Afinal, eu começo a realizar ações de doação como o Criador.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá de 12/01/22,, “O Mais Importante é a Oração”