Condição De Educação

504Pergunta: O número de crianças e adolescentes com diagnóstico de depressão, transtorno de déficit de atenção e transtorno de hiperatividade, problemas de concentração, memória e sono está crescendo rapidamente. As crianças são cada vez menos felizes.

Os psicólogos acreditam que o problema é que as crianças foram privadas da oportunidade de brincar. Não estamos falando de jogos de computador. Brincar é um espaço de liberdade, onde as próprias crianças ditam as regras, desenvolvem habilidades de independência, coragem, superação de dificuldades e assim por diante.

Hoje, esse espaço está ficando cada vez menor; computadores, escolas e sociedade estão roubando isso das crianças. Os parques infantis estão vazios. Ninguém sabe o que é brincar de esconde-esconde, cabra-cega e assim por diante, os jogos que costumávamos jogar.

O que há de tão importante em um jogo?

Resposta: Comunicação! A comunicação entre crianças, de crianças entre si, é um estado de crescimento necessário, totalmente necessário.

Claro, tem que ser durante o jogo. Tudo na vida é um jogo. Nós também jogamos, mas nossos jogos são diferentes. Quando as crianças ficam em casa e não se comunicam com outras pessoas, mesmo montando Legos ou outro conjunto de construção, ou mesmo algum tipo de supercomputador, elas crescerão infelizes. Elas não têm comunicação normal e natural com sua própria espécie na infância.

Devemos nos desenvolver através dos mesmos estágios em que toda a natureza se desenvolveu: inanimado, vegetativo, animal e humano. Ou seja, devemos dar a uma pessoa todos esses quatro estágios de desenvolvimento em sua infância para que a criança engatinhe, para que se suje, para que arranhe os joelhos, para que explore algo ao seu redor. Não devemos sentá-la no sofá. Deixe-a fazer tudo, tudo o que puder, com pranchas, tijolos, cadeiras. Lembro que montávamos um carro com cadeiras.

É imperativo que ela não faça isso sozinha, mas com outras crianças.

Pergunta: Se tirarmos isso das crianças agora, a que futuro tudo isso nos levará?

Resposta: Para uma pessoa muito feia. São crianças que nascem sem nenhuma habilidade de comunicação, que não têm desenvolvimento natural.

Nós, quando crianças, tínhamos um grande parque infantil, havia um grande pastor alemão chamado Gelz. Eu o cavalgava como um cavalo quando era pequeno. A comunicação com outras crianças era constante, o jogo era constante.

Lembro-me de todas as vezes que era forçado a ir para a escola de música, olhava para as crianças que iam tocar e tinha que ir para a escola de música com uma grande pasta de partituras!

Pergunta: Então sua conclusão é um jogo, mas como apresentá-lo hoje? O que fazer hoje no impasse atual?

Resposta: Não sei. Estamos fazendo de tudo para reconstruir todo o nosso mundo para os computadores.

Isto não está certo. Eu vejo que as crianças não saem de casa.

Comentário: Precisamos reestruturar todo o sistema escolar, educacional e parental?

Minha Resposta: Todos eles devem ser construídos para o desenvolvimento da comunicação! O desenvolvimento da comunicação pode estar no jogo, na dança, nos esportes coletivos.

Todo o resto não é um esporte. É apenas o desenvolvimento do egoísmo.

Pergunta: Alguém pode simplesmente começar a reestruturar tudo isso?

Resposta: Primeiro, precisamos descrevê-lo. Precisamos de pessoas que queiram descrever tudo. Então você já pode colocá-lo em algum lugar, promovê-lo e publicá-lo. Para que as pessoas comecem a ler, a discutir. Mas tudo tem que começar com uma descrição simples de onde viemos.

O egoísmo nos levará a regiões ainda mais profundas.

De KabT, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 18/11/21

Comente