Código Legal Não Ajuda

271Pergunta: Existem dois sistemas jurídicos no mundo agora. Um teve origem na Roma Antiga e é denominado lei codificada, e nela está claramente estabelecida toda a lista de crimes com sanções máximas e mínimas. O segundo sistema é o que se denomina precedente judicial, quando um determinado caso ocorre uma vez na história e o juiz toma uma decisão com base nele. Mas nenhum dos sistemas é bem-sucedido porque o crime está crescendo o tempo todo. Por que o crime continua a crescer apesar do fato do sistema legal estar evoluindo?

Resposta: Eu entendo os advogados. Eles estão tentando de alguma forma colocar a sociedade em ordem com a ajuda de leis, restrições, punições e recompensas. Este é o sistema de governança da sociedade onde transcende a estrutura que ela estabeleceu para si mesma.

No entanto, tudo isso é temporário e condicional porque também estamos mudando a estrutura. O que parecia um grande crime agora é considerado a norma. Tudo o que é aceito pela sociedade como algo comum, você não pode mais tratar como um crime especial. O princípio da lei romana não funciona hoje em dia. Não podemos seguir suas orientações e tratar uma pessoa moderna de acordo com elas.

Veja como todos os valores, atitudes em relação à vida e à má conduta mudam de geração em geração. Portanto, todo esse sistema, é claro, também precisa de mudanças constantes. Mas se estivéssemos em algum tipo de consenso geral, entenderíamos quais mudanças aceitar como a norma e quais não aceitar.

Certa vez, acreditou-se que se alguém cuspisse a uma distância de cinco metros de mim, ele me insultava. Eu o desafiaria para um duelo, o mataria, e todos pensariam que eu era um herói. Agora não existe tal estrutura. Quem define a estrutura para cada nível, para cada pessoa?

Além disso, por natureza somos completamente diferentes em nossas propriedades inerentes. O que é fácil para uma pessoa realizar pode ser muito difícil para outra e vice-versa.

Existem pessoas que procuram cumprir o quadro social e querem ter uma boa relação com os outros. Essa estrutura, esse código, existe dentro delas.

Isso não é verdade para os outros. É muito difícil para eles concordarem com isso. Eles têm tal excitação interior que não sentem que os outros existam no mesmo nível que eles, mas apenas abaixo deles.

A atitude para com o mundo, para com a vida, é tão diferente para cada pessoa que o estabelecimento de um código legal e sistema de punições não leva em conta a própria pessoa. Não importa o quanto um juiz tente, ele não pode perceber isso. Ele não entende a essência de uma pessoa, suas inclinações naturais, seus genes, e não leva em consideração sua educação e o que lhe aconteceu durante sua formação. É por isso que fazemos mais mal do que bem neste sistema.

No entanto, não há solução. A Cabalá diz que se quisermos avaliar uma pessoa corretamente, devemos avaliá-la apenas por meio de sua alma. E quem pode fazer isso?

Até que nosso mundo alcance o nível espiritual, quando todos começarmos a sentir a conexão entre nós em nossas almas, ela ficará incorreta e feia, e iremos desfigurá-la cada vez mais com a ajuda deste sistema supostamente justo de governo, o sistema de recompensa e castigo.

De KabTV, “Close-Up, Presunção de Inocência”, 27/04/10