Retornando À Harmonia Com A Natureza

559Pergunta: Em uma das lições sobre O Livro do Zohar, você discutiu o fato de que os protótipos de duas forças – masculina e feminina, doação e recepção – são as duas luminárias, a lua e o sol. Por que uma mulher é mais afetada pela lua? Até mesmo sua gravidez é definida de acordo com o calendário lunar.

Resposta: Muito é dito sobre isso não apenas no Livro do Zohar, mas também em outras fontes Cabalísticas.

Toda a nossa essência espiritual é construída na conexão entre recepção e doação, o poder de Zeir Anpin e Malchut, que em nosso mundo são representados pelo sol e pela lua. Portanto, nós na Terra estamos sob o domínio dessas duas forças.

Toda a natureza é nitidamente dividida em partes masculina e feminina. A parte masculina é identificada com o sol e a parte feminina com a lua. Isso vem da oposição dessas duas forças da natureza, e o homem existe para uni-las.

Antigamente, nos primeiros estágios do desenvolvimento humano, não éramos tão egoístas e não resistíamos à natureza e sua harmonia. Estávamos perto dela, estávamos mais dentro dela. Portanto, tudo o que aconteceu na natureza aconteceu conosco na mesma sequência, no mesmo ritmo, com as mesmas flutuações. Em particular, o ciclo feminino começou na lua nova para todas as mulheres do mundo.

E por que não seria se foi claramente construído de acordo com os ciclos lunares? Ao contrário dos animais inferiores, os humanos podem conceber durante todo o ano. Mas passamos por estágios de desenvolvimento em que as mulheres só podiam conceber em um determinado período, e o nascimento ocorria exatamente depois de nove meses.

Não havia partos prematuros naquela época. É um fenômeno frequente hoje porque o egoísmo introduz tais distorções em nós que nos alienam da natureza. Sabemos o quanto nosso corpo não está adaptado à natureza. Não podemos mais viver sem plástico e provavelmente apenas seremos envenenados com produtos naturais.

Portanto, não podemos falar hoje sobre como voltar a algum tipo de harmonia com a natureza por meios comuns. Embora as pessoas tentem de alguma forma manter sua conexão, isso não é mais possível.

No passado, sentíamos realmente a natureza, sentíamos o tempo com antecedência, todos os tipos de mudanças climáticas, o sopro da natureza. Isso é o que sentem as pessoas que estão dentro da natureza e sabem o que vai acontecer com elas. Ou seja, a natureza é na verdade algo mais profundo, mais volumoso e mais transparente do que o que estamos acostumados a ver quando olhamos para o mundo ao nosso redor.

Pergunta: Quando os Cabalistas falam sobre equilíbrio com a natureza, eles nos incentivam a retornar ao estado passado?

Resposta: Não é sobre isso, mas sobre como realmente ascendemos ao nível correto da natureza.

Nosso estado atual é, em princípio, correto. Ele nos tira do fato de que estamos dentro da natureza e nos faz elevar-nos acima dela, e nos elevar não de forma artificial quando criamos algum tipo de habitat artificial, mas elevar-nos ao nível da força que gerencia essa natureza.

Ela é chamada de Criador, o poder de doação, o poder do amor, o relacionamento entre todas as partes da natureza. Devemos nos elevar ao nível dessa força e nos adequar a ela.

De KabTV, “Close-Up. Águia de Duas Cabeças”

Comente