Restrição Dos Desejos Egoístas

527.01Pergunta: Na Cabalá, o estado espiritual mais fundamental é a restrição. O que é uma restrição? O que estamos restringindo?

Resposta: Restringimos o uso do nosso ego ao ponto em que podemos começar a usá-lo na direção da doação e conexão, em vez de na direção da rejeição e recepção.

O egoísmo é nossa natureza. Se quisermos começar a sentir o mundo espiritual, ou seja, o que não está revestido de matéria inanimada, vegetal e animal, mas aparentemente além dela, precisamos nos reorientar e mudar a direção do uso de nossas qualidades, da recepção até a doação.

Pergunta: Isso se aplica a todos os tipos de desejos, especialmente os básicos: comida, sexo e família?

Resposta: A pessoa deve atingir um estado em que use todos os seus desejos, tanto os básicos quanto os demais, não para a autopromoção. Se esses desejos são necessários para nossa existência, o que se chama “nem elogiado nem condenado”, então podemos usá-los.

A verdade é que a restrição é colocada na intenção. Portanto, posso usar tudo o que for necessário para o funcionamento do meu corpo, não há restrições para isso. Isso não impedirá sua entrada no mundo superior.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 16/11/21

Comente