Quando A Vida Se Torna Significativa

627.2Comentário: Por um lado, a natureza nos deu tudo hoje; em termos de conforto, você pode satisfazer qualquer desejo. Por outro lado, junto com isso, uma sensação de vazio interior cresce na pessoa.

Minha Resposta: Isso é muito bom porque não temos nenhum outro lugar para desenvolver. Fomos ao redor do mundo, compramos um apartamento, um carro, trocamos de cônjuge várias vezes, geramos e perdemos nossos filhos. Já fizemos tudo. O que vem a seguir?!

Este mundo não dá mais. O que mais ele pode nos oferecer? Portanto, algumas perversões aparecem. Ok, vamos testá-las um pouco. Isso é tudo. Então para que viver?!

Então vem o vazio e a decepção, é a isso que você veio. Parece-lhe que embora vivêssemos primitivamente, era bom: família, prados, filhos. Tudo isso é atraído a você de maneira pastoral e harmoniosa. Mas hoje, que horror! Uma pessoa é obrigada. Ela não pode fugir para lugar nenhum e, o mais importante, fugir de si mesma!

Ela tenta fazer isso dizendo: “Eu vivo da maneira que vivo”. Mas não funciona porque a lei da natureza é tal que não podemos fugir dela. Ainda teremos que encontrar uma resposta para a questão do sentido da vida. Além disso, não a alcançamos filosoficamente e não para de alguma forma nos acalmar, mas para a encontrar, ver, compreender. Para que vive uma pessoa? Esta não é apenas uma questão puramente teórica, uma busca e tormentos de espinhos às estrelas e assim por diante. Não! Nós queremos ver!

Na verdade, essa questão depende da morte. A pessoa deve saber que continua a viver, mas não por algum tipo de fé – pelo que a religião lhe promete. Ela deve ver uma continuação clara, bonita e brilhante à sua frente. Então, essas dezenas de anos de vida fazem sentido.

De KabTV, “Close-Up. Centauros”, 15/01/10