“Por Que Tantas Pessoas Morrem Tirando Fotos E Selfies?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Por Que Tantas Pessoas Morrem Tirando Fotos E Selfies?

Elas geralmente não percebem o risco que estão correndo no momento da fotografia ou selfie.

Mostrar-nos aos outros em situações de risco nos dá uma sensação muito forte de ser especial e nos destacar entre a multidão.

O fato de que essas mortes continuem aumentando é um testemunho do fato de que o ego humano cresce constantemente e nos cega mais e mais de considerar as consequências de nossas ações.

Ao tirar uma fotografia ou selfie de risco, consideramos o triunfo do ego humano: “Olhe para mim! Olha onde estou!” A força desse impulso de ego geralmente supera o risco envolvido em fazer a fotografia ou selfie. Pensamos na viralidade da foto, em todos os olhos, curtidas e compartilhamentos que ela receberá – e isso encobre o risco agora. Acabamos pagando por aquele momento com nossa vida.

Essas situações devem nos levar à conclusão de que precisamos buscar um remédio para nosso egoísmo exagerado. Corrigimos nosso egoísmo nos elevando acima dele. Infelizmente, o método para se elevar acima do ego é quase sempre desconhecido, então as pessoas não têm esses pensamentos e não conseguem adquirir essas habilidades. Como resultado, o sofrimento se acumula cada vez mais na humanidade.

Elevar-se acima do ego humano significa aprender como controlá-lo. Não podemos e não devemos tentar fugir ou diminuir o ego, mas antes aprender a nos relacionar adequadamente com ele: pegá-lo pelas rédeas e guiá-lo de uma forma que nos permita liberá-lo lentamente e em proporções que, no mínimo, não causem dano a nós mesmos ou aos outros e, além disso, beneficiem os outros. Ao fazer isso, alcançaremos a compreensão de que o ego vem para nos ajudar a superá-lo. Porém, precisamos de um método que oriente essa elevação, caso contrário, continuaremos sendo vítimas dos impulsos do ego.

Baseado em “Notícias com o Cabalista Dr. Michael Laitman” em 11 de outubro de 2021. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.