“Por Que Algumas Pessoas Têm Explosões?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Por Que Algumas Pessoas Têm Explosões?

Explosões (acessos de raiva, surtos) não são exclusivos apenas de algumas pessoas, mas nos níveis inanimado, vegetal e animal da natureza há vários casos em que a tensão explode a fim de levar a um estado de calma.

Por exemplo, erupções vulcânicas surgem depois que uma grande quantidade de tensão se acumula sob o solo e atinge um estado em que é impossível manter a tensão interna. A casca externa não consegue mais conter a tensão interna, e vemos como a lava vulcânica e as cinzas emergem da terra.

É assim que funciona nos níveis inanimado, vegetal e animal da natureza, e nos seres humanos. As pessoas têm mais motivos para ter explosões do que o resto da natureza devido a viver em uma complexa teia de interações sociais. Em geral, vivemos em um sistema fechado que nos influencia constantemente com todos os tipos de problemas e dores, e quando a tensão de nossos desejos em constante crescimento encontra uma certa quantidade de tensão de nossas interações sociais, encontramos uma necessidade crescente de um explosões, seja em nível pessoal na família, seja em nível social em explosões públicas, e mesmo em nível nacional onde determinados atores estatais ou não estatais desencadeiam a violência.

Em vez de acalmar essa tensão, não podemos mais segurá-la, e temos explosões semelhantes ao exemplo do vulcão. É a única maneira de algumas pessoas enxergarem a capacidade de diminuir sua tensão interior. Há exemplos de pessoas que simplesmente gritam ou saem para correr quando estão sob muito estresse para diminuir a tensão, porque, do contrário, a falta de alívio pode levar a outros problemas, como doenças cardíacas ou outras complicações de saúde.

Em suma, quanto mais nosso ego – o desejo de desfrutar às custas dos outros e da natureza – cresce, mais inclinados nos tornamos para explosões, porque nossos desejos exigem cada vez mais satisfação, e as condições para receber essa satisfação se tornam mais difíceis, e mais e mais pessoas não veem outra maneira de se acalmar a não ser por meio de um certo tipo de explosão.

Podemos ver a importância de precisar domar o ego humano, para dar a ele a calma que ele busca. Quanto mais nosso ego cresce, mais perto chegamos de um estado de reconhecimento da natureza má de nossos egos egoístas e nos tornamos mais dispostos a passar por uma transição para uma nova natureza altruísta, que está em equilíbrio e harmonia com a natureza.

Baseado no vídeo “Como Prevenir Explosões Violentas” com o Cabalista Dr. Michael Laitman e Oren Levi. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.

Comente