“Por Que A ONU É Tão Ineficaz?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Por Que A ONU É Tão Ineficaz?

Na verdade, se olharmos para os objetivos declarados da Organização das Nações Unidas (ONU) e os resultados no mundo, podemos resumir que as muitas reuniões e eventos da ONU não levam a resultados efetivos, e é simplesmente uma perda de tempo.

Isso ocorre porque ela não pretende trazer relações mais amigáveis ​​entre as nações, mas antes serve como uma plataforma para manipulações políticas internacionais e lutas de poder sob o pretexto de preocupação com os direitos humanos, problemas de alimentação e água e mudança climática.

A ONU pode ter tido boas intenções na sua fundação, mas com o tempo tornou-se um poço de cobras de interesses políticos, o que a fez se desviar de seus objetivos declarados. Em vez de agir de forma significativa, positiva e eficaz, tornou-se um pódio para discursos vazios e declarações hipócritas.

Além disso, outra razão para sua ineficácia é a falta de prestação de contas dentro da organização: ninguém é responsabilizado se sua agenda não for cumprida.

A questão então é: o que a ONU poderia fazer para se tornar eficaz?

Simplificando, ela precisa se elevar acima dos interesses políticos que se entrelaçam em seu funcionamento e operar em prol da unidade e do benefício comum da humanidade. Se realmente funcionar dessa forma, deve receber a autoridade necessária para pôr em prática suas decisões.

Acho que a ONU, da forma como opera atualmente, deve ser descartada, e em seu lugar deve surgir um instituto educacional mundial que lide principalmente com a conscientização sobre a interdependência da humanidade.

Por que eu deveria me concentrar em aumentar essa conscientização?

Porque, até que cada um de nós perceba a responsabilidade mútua que temos por nosso planeta, nossa paz, nossa felicidade e nosso bem-estar, continuaremos realizando ações ineficazes que não nos levarão a nenhum resultado positivo.

As pessoas precisam perceber como estabelecer e manter o apoio mútuo acima da crescente atmosfera de divisão. Nosso fracasso em implementar a unidade acima de nossas divisões nos levará a um abismo de problemas e crises crescentes.

De uma forma ou de outra, no final chegaremos a uma nova compreensão e sensação de nossa interdependência. A questão é se chegaremos lá negativamente, da maneira como caminhamos atualmente, ou positivamente, implementando uma educação que aumente a consciência de nossa interdependência e como realizar essas relações de forma positiva.

Portanto, para se tornar eficaz em beneficiar a humanidade, a ONU mudaria sabiamente seu curso e enfatizaria o aspecto educacional para aumentar a consciência de interdependência em toda a humanidade.

Baseado no “Encontro de Escritores” com o Cabalista Dr. Michael Laitman em 24 de outubro de 2021. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.
Foto: UN Photo/Eskinder Debebe, 18 de dezembro de 2015, Foto # 658012.