“O Que Devemos Mudar? Mas O Que Estamos Mudando? ” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: O Que Devemos Mudar? Mas O Que Estamos Mudando?

Devemos mudar nossa atitude interior uns com os outros: de nossa atitude egoísta inata, que prioriza o benefício pessoal em vez de beneficiar os outros, para uma nova natureza altruísta que prioriza o benefício dos outros ao invés do benefício pessoal. Fazer isso nos leva a um equilíbrio com a forma altruísta e interconectada da natureza, que por sua vez atrai a força positiva que habita na natureza aos novos fios altruístas de conexão que estabelecemos uns com os outros e, como tal, alcançamos a eternidade e a perfeição.

Em vez da mudança interna de nossa atitude em que deveríamos nos concentrar, nos concentramos em mudar todos os tipos de coisas além da nossa natureza egoísta: falhando em alcançar qualquer harmonia ou equilíbrio e, em vez disso, tornamo-nos cada vez mais desequilibrados e divididos, experimentando um acúmulo de sofrimento como resultado.

Uma mudança interna de nossa atitude um para com o outro requer educação – um tipo de educação diferente da que temos hoje. Educação significa organizar nossas influências ambientais de modo que alcancemos o desejo de mudar nossa natureza egoísta para seu oposto altruísta. Em outras palavras, por testemunhar exemplos positivos regulares de altruísmo na sociedade e por aprender a sabedoria que nos permite entender melhor como a natureza humana e a natureza em geral funcionam, e como nos alinhar com uma tendência evolutiva que está nos guiando em direção a este egoísmo fatídico – transição para o altruísmo, podemos embarcar em uma mudança de nossa natureza.

Se passarmos por essa mudança de egoísmo para altruísmo, veremos uma vasta transformação e atualização nas relações humanas, nossa conexão com a natureza, a família, os negócios, a cultura, a ciência e, literalmente, em todas as esferas de atividade. Nossas vidas mudariam completamente para uma forma positiva como resultado de nossas mudanças internas. Devemos, portanto, nos concentrar em ajudar a educar e promover a mudança interior pela qual todos precisaremos passar.

Sem educação, não podemos esperar que tal mudança interna ocorra. Em seu lugar, podemos esperar que o sofrimento se acumule quanto mais tentamos fazer todos os tipos de mudanças fora de nossas atitudes uns para com os outros, o que acabaria nos levando a buscar uma mudança interior de qualquer maneira. No entanto, o último é um processo indesejável e infeliz que só leva a um crescente desespero e desamparo, e é esse o processo que estamos vivenciando em grande parte no mundo de hoje.

Portanto, precisamos começar do zero, estabelecendo uma nova base educacional. A sabedoria de conexão que explica como a natureza funciona, nosso lugar na natureza, o propósito e plano de desenvolvimento, e como nos alinharmos harmoniosamente com esse propósito e plano, é fundamental para impactar uma mudança em nossas atitudes internas em relação ao outro. No entanto, para que essa educação seja bem-sucedida, ela precisa funcionar como um ambiente do qual fazemos parte.

O ambiente que nos eleva a passar por uma transição de nossa natureza de egoísta para altruísta deve funcionar de forma semelhante a uma incubadora, que nos fornece as condições mais favoráveis, a quantidade certa de calor, e que se ajusta às condições necessárias para finalmente nos incubar em uma nova forma. Em outras palavras, tal ambiente precisa estar de acordo com os desejos das pessoas; não deve ser coercivo ou opressor de forma alguma, e deve inspirar as pessoas a aprenderem sobre o funcionamento altruísta mais profundo da natureza por meio do engajamento e da participação.

Baseado em conversas com o Cabalista Dr. Michael Laitman. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.
Foto de Jane Palash no Unsplash.